“Porque Deus amou ao
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele
crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
Se o problema (no singular) do homem é apenas um, e este problema é o pecado, como a Bíblia afirma, então a solução para este problema é também apenas uma e definitiva. Os problemas (no plural) não são o verdadeiro problema que temos. Diante de Deus, todos os problemas que temos vêm de uma raiz apenas, o problema do pecado.
Entretanto, quando cremos em Cristo Jesus, através da pregação do evangelho, então Deus resolve nosso problema (no singular), isto é, pela raiz. Ele transforma a raiz do nosso coração e dali por diante ele produzirá o fruto correspondente a essa transformação.
Não é que Deus passa por cima do real problema do homem. Ele não faz isso porque é justo e Sua justiça exige punição pelo pecado e pagamento adequado. A questão é que nenhum de nós podia pagar isso diante dEle e permanecer vivo! O pagamento do pecado é somente a morte e, como Deus é eterno e pecamos contra o Deus eterno, então essa morte tem que ser eterna também.
E porque nenhum de nós podia pagar por isto diante de Deus, então, Ele mesmo veio em carne fazer isto por nós. Durante Sua vida terrena, viveu uma vida justa e reta, sem pecado algum, nem em palavras nem em prática nem sequer em pensamento! E quando caminhou para a morte em nosso lugar, Deus Se agradou, porque o sangue a ser derramado ali foi um sangue puro, de alguém que jamais pecou!
É por isso que Jesus não ficou preso na morte, porque foi justo e perfeito em vida. A morte é o salário do pecado (Rm 6.23). Ele sofreu a morte quando pagou os pecados dos que creem, mas não pôde ser detido pela morte, porque Ele mesmo foi justo (At 2.24). A morte não tem poder de deter quem nunca pecou... não é seu salário!
Então, quando alguém crê em Jesus Cristo, sem obra alguma, sem mérito algum, ele agrada a Deus (Hb 11.6). Por quê? Porque ele está dizendo a Deus que confia que o único meio para a vida providenciado por Deus, de fato, é a única alternativa que temos e, como nada diferente disso podemos fazer para alcançá-la, então recebemos Seu presente, crendo que é o único jeito de resolver o problema!
Quem não crê no Filho de Deus é condenado justamente pelo raciocínio inverso: ele duvida que este seja o único meio para alcançar a vida. Então desagrada a Deus porque acha que pode alcançar a vida eterna por outros meios, como boas obras, autojustiça, etc. Na realidade é uma afronta a Deus. É dizer a Deus em outras palavras que Ele vacilou ao enviar Seu Filho para morrer, visto que eu posso alcançar a salvação por meu próprio esforço!
Saiba que só há um problema entre você e Deus – o pecado! E
saiba também que há somente uma solução para este problema – a fé em Jesus
Cristo! Recebendo-O pela fé, sua eternidade está resolvida, mas tentando
resolver esse problema sem Cristo, sua condenação está garantida!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
AMÉM!
ResponderExcluir