Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0262 - CONHECENDO O TEMPO

 


E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm 13.11).


Os crentes da igreja primitiva viviam na expectativa do retorno de Jesus Cristo em Sua segunda vinda. Essa esperança dava a eles não apenas uma atenção dedicada aos sinais do tempo, como também os ajudava em seu fortalecimento espiritual, vivendo uma vida de acordo com a santidade do evangelho.

O tempo foi passando e Jesus não veio ainda. O que aconteceu com a igreja nesse período? Não dá para detalhar nem mesmo classificar as etapas que a igreja protagonizou nesse tempo. Mas podemos arriscar uma palavra, inclusive que Paulo usa nesse versículo – sono! A igreja foi adormecendo. Se naquela época, o apóstolo teve que escrever para que os crentes se despertassem do sono, imagina em nossos dias...

Porém, Paulo alerta aos cristãos que conheçam o tempo. Neste caso, não o tempo cronológico, mas o tempo oportuno (no grego, kairós). Ele não está recomendando que os crentes fiquem calculando a época do retorno de Cristo. Ele está se referindo à maneira adequada de um cristão viver enquanto esse dia não chega.

Há cristãos que se preocupam em calcular a data do retorno do nosso Senhor, enquanto outros não se preocupam com absolutamente nada! Ambos estão errados diante da admoestação do apóstolo. Não devemos ser indolentes, embora também não devamos viver à base de cálculos de tempos e épocas.

A maior prova que o crente pode dar de que ele conhece o tempo é, primeiramente, se despertando do seu sono espiritual. Paulo explica como se faz isso nos versículos posteriores. Ele diz: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (v. 12). Ele está dizendo que esses dias de trevas em que vivemos estão se acabando e “o Dia” vem chegando. Sem dúvida, ele está fazendo menção ao dia da vinda do Senhor. Então, já que esse dia vem chegando, devemos deixar as obras das trevas, isto é, o pecado.

Este é o ponto. Muitas vezes andamos em pecado e não percebemos a proximidade da volta de Jesus. Por isso Paulo lista alguns pecados no v. 13, indicando que tais coisas devemos rejeitar, como festas, embriaguez, imoralidade, lascívias, brigas e ciúmes. Sabemos que essa lista não é exaustiva, mas indicativa.

A maneira que o crente anda para provar que discerne o tempo em que vive é revestindo-se “do Senhor Jesus Cristo e não premeditando como satisfazer os desejos da carne” (v. 14 – NVI). Vamos nos lembrar: nossa salvação, ou seja, a vinda do Senhor, agora está mais perto do que quando cremos no início! Vamos acordar...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

7 comentários: