Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0267 - A VEREDA DOS JUSTOS

 


Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18).


A Palavra nos ensina que o pecado escureceu o entendimento do homem e, juntamente com isso, o diabo, o “deus deste século” também se encarrega de cegar o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo (Ef 4.18; 2Co 4.4).

Isso não quer dizer que o homem não reconheça Deus. Em Rm 1.19 diz que “o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou”. Paulo diz que os homens são indesculpáveis porque os atributos de Deus, isto é, Seu poder eterno e Sua divindade, podem ser reconhecidos por meio das coisas criadas (Rm 1.20).

Mas a questão é que os homens “tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças” (Rm 1.21). Pelo contrário, seus raciocínios se anularam e seu coração tolo ficou obscurecido! As trevas do pecado aumentam sobre os homens porque eles se opõem à glória de Deus. Eles reconhecem Deus, mas não O glorificam. Por isso que os ímpios nem sabem em que tropeçam, de tantos pecados que existe em seu caminho, que o tornam em plena escuridão (Pv 4.19).

Mas não o justo, diz o sábio. Sua jornada é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Como isso pode acontecer com ele, visto que é tão pecador quanto o ímpio? Isso acontece porque em primeiro lugar, Deus diz no coração dele: “Das trevas resplandeça a luz” (2Co 4.6)! E Deus diz isso mediante a pregação do evangelho! Então se cumpre nele o Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra; e luz para o meu caminho”!

Algo mais que a luz do sol brilhou em seu coração. Ele agora pode olhar para a natureza criada e dar a glória devida a Deus! Agora ele recebe a “iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co 4.6). Ele é justificado, ou seja, a iluminação fez com que ele cresse no Filho de Deus, então Deus o considera justo! E a vereda do justo é como a luz do raiar da manhã até o meio dia!

Os que receberam a iluminação da luz do evangelho, diz a Bíblia, a cada dia são transformados de glória em glória, até que cheguem à imagem do Senhor, o Dia Perfeito (2Co 3.18)! Não desanime! Se você está no caminho iluminado pela Palavra, ele será iluminado mais e mais até ser dia perfeito! Você participará mais e mais da glória do Deus eterno na face de Cristo, até que esse Dia Perfeito seja completado em todo seu ser! 

Paulo diz que “agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (1Co 13.12). Os ímpios não veem nada! Estão cegos! Nós vemos obscuramente (ainda)! Mas haverá o Dia Perfeito! Então O veremos como Ele é (1Jo 3.2)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: