Depois disto, o
SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Quem é este que escurece os
meus desígnios com palavras sem conhecimento? (Jó 38.1,2).
Conhecemos a história de Jó, todo seu sofrimento e, acima de tudo, o que ele passou. Mas devemos nos lembrar de que Deus não respondeu a nenhum de seus questionamentos! Todo suplício daquele homem ficou nos escombros dos mistérios para ele até o dia de sua morte...
Diante de todos os seus lamentos, suas perguntas, seus desafios e sua autodefesa, temos, no final desta terrível prova, uma aparição de Deus, que agora humilha Jó em outro aspecto. Jó estava humilhado perante sua família, seus amigos, inclusive perante jovens e crianças. Mas agora que Deus aparece para ele, não é para exaltá-lo e sim para humilhá-lo mais!
A pergunta de Deus é uma pergunta de desdém. “Quem é este?”, pergunta o Senhor. Que homem acha que pode realmente desafiar a Deus e ainda pensar que tem entendimento?
Em todos os tempos houve homens que desafiaram a Deus, que O questionaram, que negaram Sua existência ou importância. Mas em nossos dias, com a idolatria do ateísmo e neoateísmo, as coisas tomaram proporções descabidas. O mundo considera inteligente qualquer palestrante idiota que negue a existência de Deus, enquanto considera idiota qualquer inteligente que acredite.
Porém, mesmo considerando o campo religioso, ainda há muitas pessoas que desafiam a Deus, que O colocam “contra a parede”, que requerem dEle explicações para muitas situações desta vida injusta e cruel.
Mas a resposta de Deus é uma pergunta de desprezo. Quem você pensa que é? Suas palavras que para os homens são sábias, para Mim, diz o Senhor, não passam de tolice e uma vã tentativa de obscurecer os Meus desígnios!
Deus existe desde sempre e para sempre. Nós chegamos agora e logo vamos. De nada sabemos, a não ser que Ele nos abra a mente para captarmos alguma coisa. Murmúrios e questionamentos apenas mostram em que trevas estamos! Mas não Deus! Ele é luz e nEle não há trevas nenhumas (1Jo 1.5)!
O mal que enfrentamos e questionamos, diante dEle não passa de um breve instante de lição e revelação. E como Deus comanda tudo é só um pequeno flash do que Ele realmente é. Daquilo que contemplaremos eternamente se, ao invés de questionarmos, apenas crermos!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
³³ Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
ResponderExcluir³⁴ Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
³⁵ Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
³⁶ Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Romanos 11:33-36
Aleluia! Magnificado seja o nome do Senhor Jesus!
Excluir