Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0276 - LIÇÕES DO REINADO DE BAASA PARA OS PASTORES

 


Então, veio a palavra do SENHOR a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, dizendo: Porquanto te levantei do pó e te constituí príncipe sobre o meu povo de Israel, e tens andado no caminho de Jeroboão e tens feito pecar a meu povo de Israel, irritando-me com os seus pecados, eis que te exterminarei a ti, Baasa, e os teus descendentes e farei à tua casa como à casa de Jeroboão, filho de Nebate (1Re 16.1-3).


Baasa foi um rei de Israel depois que o reino se dividiu, o 3º na dinastia. Ele matou o filho de Jeroboão que reinava na época, Nadabe, e assumiu seu lugar por um golpe de estado conspiratório. A seguir, matou também os descendentes de Jeroboão para que ninguém vingasse a morte de Nadabe (15.28,29).

Mesmo que tenha sido assassinato, a morte dos descendentes de Jeroboão aconteceu por cumprimento profético, pois este rei e seu filho eram maus aos olhos do Senhor e desviaram Israel de seguir os preceitos de Deus (15.26,30). Agora Baasa tem a chance de ser um homem que torne o povo de Israel para os caminhos do Senhor. E o que ele fez? “Fez o que era mau perante o SENHOR e andou no caminho de Jeroboão e no seu pecado, o qual fizera Israel cometer” (15.34).

A palavra do profeta Jeú contra este rei é impressionante. Primeiro, ele diz que Baasa foi levantado do pó. Isto nos remete à condição de todo homem diante de Deus. Não passamos de pó, Deus conhece nossa estrutura.

Segundo, ele diz que Baasa foi constituído príncipe de Israel por Deus. Isso nos mostra duas coisas: que Baasa foi usado por Deus como vara de juízo contra a casa de Jeroboão, punindo-a por seus pecados contra Deus; e que todo mal que acontece não é por acaso, senão que Deus é quem determina o mal e o usa para os Seus santos propósitos, incluindo assassinatos e revoluções.

Terceiro, que o homem sempre é refém de seu próprio ego. Apesar de Baasa ter destruído a casa de Jeroboão, as inclinações pecaminosas de Jeroboão estavam no seu coração. Ele eliminou Jeroboão e sua casa, mas os pecados de Jeroboão permaneceram dentro de si.

Deus também levantou pastores do pó e os colocou como líderes da casa de Seu povo. Muitas vezes alguns assassinam seus antecedentes com palavras de desprezo e acusações (assassinato de reputação e outros males da língua). Mas, a realidade é que dentro destes ainda permanecem desejos e pecados escuros e sombrios, os quais não os tornam melhores que seus antecessores.

Se os pastores não se voltarem para o caminho, seu destino será o mesmo. Baasa teve o mesmo fim que executou à casa de Jeroboão. Hoje também muitos pastores fazem o povo errar e irritam a Deus com seus pecados. Qual será seu fim se, depois de constituídos por Deus sobre Sua casa, fizerem tais abominações?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário