Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0272 - SENDO CONSOLADOS PARA CONSOLAR

 


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus (2Co 1.3,4).


A palavra que Paulo usa para “misericórdias” aqui neste versículo é mais especificamente a compaixão, o sentimento de se lamentar pela necessidade alheia. O apóstolo diz que Deus é Pai desse tipo de sentimento. Toda lástima alheia que machuca também o nosso coração é apenas um reflexo do mesmo sentimento de Deus, que é Pai desse tipo de compaixão.

Ele também é o Deus de toda consolação, diz o apóstolo Paulo! Esta palavra, no original do NT, significa, literalmente, “chamar para estar ao lado”. No sentido jurídico é o advogado, aquele que chama para estar ao seu lado, lhe defendendo. Mas no sentido da amizade é aquele que lhe traz a força do sol, do latim con solis, isto é, “com o sol”, que deu origem à palavra “consolo”!

É neste sentido que Paulo diz que Deus nos consola em nossa tribulação, isto é, não somente Ele está conosco, sentindo nossa miséria, como também nos traz a “força do sol” para que possamos suportar nossas aflições. A ideia aqui é de que quem sofre está passando por dias escuros, sem ver o sol da alegria, como diziam os pais monásticos: “a noite escura da alma”!

Mas este consolo não para por aqui. Ao recebermos isto de Deus recebemos também o dever de levarmos este sentimento e conforto para os demais que estiverem passando por qualquer angústia (v. 4). E não devemos fazer isso com as nossas próprias consolações, mas com as mesmas que recebemos de Deus!

Todo cristão deveria se colocar à disposição do outro para lhe entregar seu sentimento, suas palavras e ações a fim de aliviar os sofrimentos e tribulações pelos quais passamos por quase todos os dias da nossa vida. Só assim podemos saber que recebemos o consolo e a compaixão de Deus sobre nossas vidas. Quando não estendemos isso ao outro, então não compreendemos a compaixão do Senhor por nós.

Que o Senhor nos dê um coração compassivo e consolador para que com ele possamos evidenciar o consolo que recebemos de Deus ao nosso irmão. Quem sabe nosso irmão poderá testemunhar que Deus o consolou através da nossa compaixão?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: