Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

SÉRIE: A ESPERANÇA DO CRENTE PARA O PROBLEMA DA MORTE (PARTE 02)

 


Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem (1Ts 4.15).


Embora saibamos que a doutrina da segunda vinda não esteja explanada de forma completa nesse texto, iremos meditar nas verdades que o apóstolo Paulo nos ensina aqui.

Primeiro, ele está declarando algo que recebeu do Senhor. O que ele diz aqui é algo que veio de revelação, um mistério que somente Jesus conhecia e agora está revelando a Seu servo.

Segundo, ele diz qual é esta revelação. Ela diz respeito aos crentes que ficarem vivos até à vinda do Senhor. Este é um ensino importante porque nos informa que na vinda do nosso Senhor haverá crentes vivos na terra. Muitos já terão morrido, mas haverá os que ficarão vivos até lá.

Os que pensam que se refere a um arrebatamento secreto não podem sustentar esse pensamento diante do v. 16. Haverá na vinda dEle “alarido, voz de arcanjo e trombeta de Deus” (ARC). Não tem nada de secreto nessa descrição que o apóstolo nos revela.

Esse v. 16 é muito parecido com Mt 24.30. Ali diz que todos os povos da terra, não somente se lamentarão, mas também verão o Filho do Homem vindo com poder e grande glória! O apóstolo João também, sobre o mesmo assunto, declara: Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele (Ap 1.7).

Mas como o propósito de Paulo é consolar os crentes acerca de seus queridos falecidos, então ele apenas diz no v. 15 que nós, os que estivermos vivos na época da segunda vinda, não iremos para o céu deixando nossos entes queridos para trás. Antes, pelo contrário, ele diz no final do v. 16 que a vinda de Cristo fará os mortos ressuscitarem, e no v. 17 diz que os crentes vivos serão arrebatados juntamente com eles para estarem com o Senhor.

Como ele está tratando do consolo cristão acerca desse assunto (v. 18), ele não se refere aos mortos ímpios, mas somente aos mortos crentes. Portanto, a essência do v. 15 é que não iremos para o céu deixando nossos queridos falecidos para trás. Não precisamos ficar entristecidos. A vinda do Senhor reunirá os Seus, vivos e mortos, ressuscitando a estes e glorificando a ambos, arrebatando-os a Si para sempre!

Isto respondia à pergunta dos tessalonicenses e responde à nossa: “se vamos para a glória, o que acontecerá com os que já morreram antes de nós”? Essa é a resposta. Haverá ressurreição! Não é reencarnação, não é desencarnação, não é nirvana, não é purgatório, não é nada que a mente humana inventa, mas aquilo que foi revelado ao santo apóstolo do Senhor! Nós nos reencontraremos, mas o maior encontro será com o Senhor Jesus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário