Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0264 - O HOMEM DE CORAÇÃO SÁBIO E SEUS DIAS

 


Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).


A humanidade sempre perseguiu a sabedoria e, juntamente com ela, buscou a longevidade. Todo resultado de pesquisa sobre vida longa, frequentemente está associado ao conhecimento e à sabedoria humana.

Mas Moisés, aqui neste salmo, diz a Deus em sua oração, que o coração sábio é aquele que aprende a contar seus dias. Se uma pessoa quer ser sábia, ela deveria começar por reconhecer sua limitação no tempo e no espaço.

Sendo assim, este salmo nos ensina algumas coisas que pertencem a um coração realmente sábio. Primeiro, o coração sábio reconhece a eternidade de Deus. No v. 2, Moisés diz: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.  No v. 4 ele diz que mil anos, aos olhos de Deus, são como o dia de ontem. A eternidade é um atributo incomunicável, isto é, pertence somente a Deus e Ele não comunica isso a mais ninguém! Só Ele existe desde sempre e para sempre. Ele apenas é o Ser Necessário!

Segundo, o coração sábio reconhece que nossa limitação é resultante do pecado e, consequentemente, da ira de Deus sobre nós. Ao contrário do que muito ouvimos dizer, que Deus ama o pecador e aborrece o pecado, Moisés nos mostra que Deus reduz o homem ao pó (v. 3), arrasta a humanidade na torrente (v. 5) e nos consome em Sua santa ira (v. 7). Ao colocar nossos pecados diante de Seus olhos (v. 8), Deus só tem uma coisa a fazer: destruir nossos dias como um breve pensamento (v. 9).

Terceiro, o coração sábio nada tem a se apegar, a não ser à misericórdia e à graça de Deus! O salmista diz: “Tem compaixão dos teus servos” (v. 13). E no v. 14, ele suplica: “Sacia-nos com a Tua benignidade”. Ele pede humildemente: “Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus” (v. 17).

Este é o homem de coração sábio. Ele sabe que se passar pelo critério da justiça de Deus, será executado por Sua ira! Por isso Moisés pergunta: “Quem conhece o poder da tua ira” (v. 11)? Apenas um homem conheceu o poder da ira de Deus – Seu próprio Filho na cruz do Calvário! E Ele a sofreu no lugar daqueles que foram alcançados pela graça do Pai. Ele sofreu a ira de Deus para que nós recebêssemos a graça de Deus! Ele sofreu a morte do nosso pecado para que nós recebêssemos a vida de Sua justiça!

O homem de coração sábio conta seus dias aqui porque na eternidade eles jamais serão contados!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Amém! eu amei esta frase e ela faz muito significado na vida gente, e é emocionante de ler ela <3. Glória a Deus!

    ResponderExcluir