Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

SÉRIE: A ESPERANÇA DO CRENTE PARA O PROBLEMA DA MORTE (PARTE 03)

 


Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1Ts 4.16).


Jesus Cristo está hoje nos céus, à direita do Pai, exaltado, intercedendo pelos Seus, não pelo mundo (Jo 17.9) e um dia voltará como Rei e Juiz de todas as coisas. E aqui, neste versículo, o apóstolo Paulo nos ensina que Ele aguarda a “palavra de ordem”. A versão Corrigida traduziu esta palavra como “alarido”.

A ideia aqui é que a ordem do Pai para que o Filho venha é um brado, um grito muito sonoro. Então ambas as traduções trazem parte do significado da palavra no original. Deus Pai dará Sua ordem para o Filho voltar e esta ordem é um brado, imagina, o brado divino!

O versículo, no texto grego, está carregado da preposição “em”. Literalmente é traduzido assim: Porque Ele mesmo, o Senhor, em grito de comando, em voz de arcanjo e em trombeta de Deus, descerá a partir do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. A ênfase de Paulo aqui é em que circunstância acontecerá a ressurreição dos crentes. E a circunstância é esta: muito barulho, cataclismo e estrepitoso estrondo, como diz Pedro.

Que este versículo nega uma vinda secreta, isso não há dúvida. Mas a revelação que Paulo recebe aqui é muito profunda. Haverá um momento adequado e preparado para a vinda dEle, por isso o grito de ordem. Segundo, a voz do arcanjo também é ressoada pelo universo! Isto nos mostra que o Senhor virá não só com as almas dos que já estão com Ele, como nos informou Paulo no v. 14, como também virá com todos os Seus anjos, por isso o grito do arcanjo.

Várias vezes Jesus falou do papel dos anjos em Sua vinda. Em Mt 13.39,41,49, Jesus diz que os anjos é que farão a separação dos justos dos ímpios. Em Mt 25.31, Jesus falou que quando Ele voltar, todos os Seus anjos virão com Ele. No livro de Apocalipse, eles são muito ativos em relação aos acontecimentos escatológicos.

Paulo também diz que Jesus virá na trombeta de Deus, obviamente referindo-se à última trombeta de 1Co 15.52, que é a mesma 7ª trombeta de Ap 11.15. Todos estes versículos sobre a trombeta falam do mesmo evento. Aqui em 1Ts diz que é aí que Jesus virá visivelmente e os mortos crentes ressuscitarão primeiro (1Co 15.52), além disso, diz que é aí que os corpos dos crentes vivos serão também glorificados, enquanto em Ap diz que é aí que o reino universal passa a ser do Senhor e do Seu Cristo, que reinará para sempre.

Finalmente, Paulo ainda ensina que Cristo virá “a partir” do céu. Este é o lugar de origem. É de lá que aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória (Fp 3.20,21).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário