Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0269 - AMOR SEM VERDADE É HIPOCRISIA

 


E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor (2Jo 6).

 

No cristianismo pós-moderno há uma tendência, própria dessa era, de abafar todas as diferenças em nome do amor cristão. Obviamente, as diferenças não são para ser abafadas e sim consideradas, pois é um resultado da multiforme graça divina. Mas quando se trata de diferenças doutrinárias, teologias que comprometem as verdades essenciais da fé cristã, então, nem mesmo em nome do amor, devemos abafar isso.

É próprio dessa era, porque no pós-modernismo toda ideia é válida, não existe uma verdade absoluta, toda opinião deve ser respeitada e considerada. No fim, o que mais importa é a boa relação e não as diferenças. Mas não é assim quando se trata da verdade.

O apóstolo João, em suas duas cartas finais, enfatiza muito a questão da verdade! Nos 4 primeiros versículos de ambas as cartas, ele repete a palavra “verdade” 4 vezes! E, ao contrário do que prega nossa geração cristã, o apóstolo João diz que o amor e a verdade não se contradizem. O nosso versículo de hoje diz que o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos!

Se desprezamos os mandamentos de Deus, isto é, a doutrina dos apóstolos, então não há amor algum nisso, pelo menos não o amor cristão! O amor pós-moderno que existe neste aspecto é apenas uma política de boa vizinhança, para que as pessoas não briguem por aquilo que este mundo considera trivial. Mas a doutrina, para os apóstolos, não era algo banal. Era essencial e jamais deveria ser negociada.

Paulo disse que devemos seguir a verdade em amor (Ef 4.15), Jesus disse que aquele que O ama guarda a Sua Palavra (Jo 14.23) e João diz em sua primeira carta: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos (1Jo 5.3). E seu alerta quanto aos que não guardam a verdade é bem contrário ao pensamento pós-moderno. Ele diz: Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más (2Jo 10,11).

Como igreja do Senhor, devemos nos lembrar sempre de que esta era em que vivemos está sob o regime de Satanás, o príncipe deste mundo. E um de seus melhores discursos da atualidade é que a suposta paz é mais valiosa que a verdade (que para ele não existe de forma absoluta). Mas não foi assim no conceito do nosso Senhor. Ele sempre considerou a verdade acima de qualquer coisa, pois, como Ele mesmo disse a Pilatos: Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz (Jo 18.37).

Você ouve a voz de Cristo? Se sim, então não negocie a verdade dEle, nem mesmo por uma boa proposta de “paz”!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Amém, pode deixar que eu não vou vender minha verdade só para ter essa "paz" mentirosa! Glória a Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te guarde nesse propósito verdadeiro!

    ResponderExcluir