Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0277 - O ENCONTRO COM JESUS: POR FÉ OU POR OBRAS?

 


E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga (Lc 7.4,5).


Nesse texto, a história é a seguinte: certo centurião tinha um servo de quem gostava muito, mas que estava muito doente, próximo à morte. Então ele pediu para que alguns anciãos judeus fossem até Jesus para rogar-Lhe que viesse curar seu empregado.

A história aqui escrita por Lucas é maravilhosa, porque nos mostra a diferença entre achegar-se a Jesus pela fé e achegar-se a Ele por obras. Os anciãos, ao se aproximarem de Jesus, fizeram o pedido do centurião acerca de seu servo, mas alegando obras. Eles disseram a Jesus que o centurião era digno de que Jesus lhe curasse o empregado! A razão era porque esse centurião amava os judeus e havia lhes construído uma sinagoga...

Assim são muitos que comparecem diante do Senhor para Lhe pedir alguma bênção, alegando coisas que tenham feito, obras que tenham realizado, ou até mesmo citando pecados que nunca cometeram. “Senhor, queria que me concedesses uma bênção, porque sou uma pessoa que nunca fiz mal a ninguém, acho que mereço alguma coisa do Senhor”. Nesses termos, muitas orações são feitas a Jesus ainda hoje.

Mas quando Jesus vai até à casa do centurião, antes mesmo de chegar, o centurião Lhe enviou alguns amigos dizendo que Jesus não precisava Se incomodar, porque o centurião não se achava digno de que Jesus entrasse sob o seu telhado (v. 6)! Enquanto os anciãos judeus viam o centurião como digno, alegando suas obras como aceitação diante de Jesus para requerer alguma bênção dEle, o próprio centurião, sendo um gentio, se viu indigno de qualquer coisa de Jesus, não se achou digno sequer de ir ter com Jesus (v. 7)!

Jesus chama isso de fé (v. 9), e fé tamanha, que nem mesmo entre o povo de Deus (na época, Israel), Ele havia encontrado!

É incrível como os anciãos que se encontraram com Jesus não puderam de fato se encontrar com Jesus! E quão maravilhoso é perceber que quem teve o verdadeiro encontro com Jesus foi o centurião, que nem mesmo se encontrou com Ele! Isso porque os que se achegam a Cristo apresentando seu currículo, certamente nunca O encontrarão! Mas aquele que mesmo nunca O tendo visto, sabe que não é digno de coisa alguma, este sim, tem o verdadeiro encontro com o Senhor!

Seu encontro com Jesus se deu por você achar que é bom, que não é tão mau, que faz coisas boas, ou que não faz coisas tão ruins? Se foi assim, saiba que você nunca se encontrou com Ele! Mas se você se aproximou dEle sabendo de sua indignidade total, que nem mesmo seria digno de recebê-lo em sua casa, então ali Ele entrou e fez morada! O verdadeiro encontro é pela fé e não por nossas obras!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário