Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 7 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0265 - OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE E O PROBLEMA DA HUMANIDADE

 


Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).


A vida humana é uma correria sem fim em busca de resolver problemas. Catalogar estes problemas é uma tarefa praticamente impossível e inesgotável. As pessoas têm problemas financeiros, problemas na família, problemas de insubmissão, de humor, de caráter, problemas de desrespeito, de orgulho, de brigas, enfim, toda sorte de problemas podemos listar e não terminaria nunca!

O resultado disso é mais problema! Começamos a nos digladiar porque o outro não quer pensar em mim, eu, por minha vez, não penso no outro; meu problema é mais urgente que o do meu próximo, cada qual que carregue seus problemas; depressões, suicídios, loucura e traumas, tudo isso são marcas que a tentativa de solucionar os problemas trazem consigo.

A grande questão é que as pessoas sabem de seus problemas, porém, embora as tentativas de resolver apenas aumente todos eles, as pessoas não se atentam para o problema! Sim, este no singular! Todos os problemas (no plural) são derivados de um único problema que, aliás, é comum a todos nós humanos! E este é o problema do pecado.

Os homens são egoístas, presunçosos, malvados, deprimidos, homicidas e suicidas, insubmissos, desrespeitosos, maus administradores, esbanjadores e muito mais, por causa de um único problema que é o pecado. Enquanto não houver reconhecimento deste problema, jamais haverá solução para os problemas!

A filosofia, a sociologia, a psicologia, a análise social e política, entre outras disciplinas que estudam o ser humano e seu comportamento, mostram e explicam os problemas nos quais os homens estão atolados até o pescoço, mas jamais podem mostrar a solução para isso, pois nenhuma destas disciplinas reconhece a origem dos problemas, que é o pecado.

Apenas a Bíblia tem a resposta para isso: o salário do pecado é a morte. Não adianta fugir desta realidade! A situação da humanidade é como um suicida que acabou de pular de um altíssimo prédio! Não tem volta! Ele está morto mesmo vivo, caindo... é isto o que acontece à humanidade! Espernear não resolve, vai continuar caindo; gritar não resolve, a queda é inescapável!

Mas a Bíblia não mostra só a situação em si. Ela mostra também a saída! O dom da graça de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor! Eis a questão: o ser humano precisa reconhecer apenas duas coisas, a saber, que o seu pecado é o pior problema que causa todos os outros e que somente Jesus Cristo confessado como Senhor é que é a solução para tudo isto.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: