Depois, nós, os
vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens,
para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o
Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras (1Ts
4.17,18).
Ao consolar os crentes que haviam perdido seus amados para a morte, Paulo os ensinou que eles ressuscitariam na vinda do nosso Senhor. Mas agora, o apóstolo fala também acerca dos crentes vivos. O que acontecerá com eles? No v. 15, ele havia dito que os crentes vivos não irão para o céu deixando seus mortos para trás. E agora ele explica que os mortos serão primeiro ressuscitados e os vivos serão com eles glorificados para juntos serem arrebatados.
Assim, entendemos que arrebatamento e ressurreição são dois eventos que acontecerão simultaneamente perante a vinda de Jesus. Já vimos que essa vinda será visível e violentamente estrondosa! Mas aqui, como o objetivo é consolar os cristãos, Paulo não diz em que circunstância Cristo virá. Apenas diz que virá e na Sua vinda os mortos ressuscitarão. É na segunda carta que vamos encontrar o registro de como estará a situação na terra por ocasião da vinda de Cristo, ou seja, o anticristo governando no mundo (2Ts 2)!
O arrebatamento é o evento que efetivará a glorificação do corpo do crente. Em outro lugar, Paulo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus (1Co 15.50). Então, logo ele revela que seremos transformados num abrir e fechar de olhos (v. 51,52). Muitos confundem que a vinda de Jesus será num abrir e fechar de olhos, mas Paulo diz que nossa transformação para o corpo de glória é que será assim.
Que grande esperança o crente em Cristo tem! Na verdade é a única esperança que existe. Reencarnações, purgações, necromancias, mediunidades, nirvanas, esoterismos, ateísmo, agnosticismo, suicídios, martírios e filosofias humanas jamais podem responder exatamente à questão da morte. Somente o cristão tem a resposta para ela, porque Seu Mestre e Senhor venceu a morte! Como disse Paulo no v. 14 “se cremos que Jesus morreu e ressuscitou”, então os crentes em Cristo são as únicas pessoas do mundo que não temem a morte!
Por isso Paulo encerra por aqui dizendo: Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas
palavras (v. 18). Não há maior consolo em saber que a morte para quem
viveu e morreu com Cristo não é o fim. É apenas o passaporte para a glória
eterna dos que tiveram prazer em Cristo durante sua vida. Encontrar nossos
entes queridos será maravilhoso, mas encontrar o Senhor nos ares e estar com
Ele para sempre, não há palavras!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário