Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

SÉRIE: A ESPERANÇA DO CRENTE PARA O PROBLEMA DA MORTE - PARTE 01

 


Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem (1Ts 4.13).


A morte sempre foi o pior pesadelo da humanidade. Desde que a raça humana caiu em Adão, o salário do pecado sempre foi uma ameaça sombria e assustadora para todos os seres, essencialmente o homem que tem consciência inata da vida e sua eternidade.

A escuridão do pecado também deixou o homem sem resposta sobre o que acontece após a morte. Com isto, várias suposições têm se apresentado nas variações imaginativas do homem, desde as teorias da reencarnação, purgatório, vidas em outras dimensões, deuses que esperam do outro lado, nirvanas, até as teorias céticas dos epicuristas e ateus, que dizem que morreu, acabou! Todas elas não passam de um ledo engano e tentativas da mente solitária do homem sem Deus.

Paulo diz que não quer que os tessalonicenses sejam ignorantes, isto é, sem conhecimento acerca deste assunto, acerca dos que “dormem” (um eufemismo para a morte). Pode-se perguntar por que Paulo acha que sabe alguma coisa sobre esse assunto, visto que a teologia diz que acerca disso o homem está realmente no engano e não se baseia senão em suposições infindas.

A realidade é que Paulo vai falar de algo que lhe foi revelado pelo Senhor. Não se trata aqui de uma especulação, mas de uma revelação! E quem lhe revelou não foi ninguém senão o próprio Jesus! Todos os raciocínios humanos sobre este assunto não somente são falazes, como também trazem apenas tristeza e não dão esperança (exceto, talvez, uma falsa esperança). Já o que o apóstolo tem para ensinar, trará não só esperança para o futuro, como também alegria no presente.

A primeira coisa que Paulo fala é sobre a certeza de que quem já morreu em Cristo, ou seja, quem morreu crente, esse já está com o Senhor. Ele diz no v. 14: Deus, mediante Jesus, trará em Sua companhia os que dormem. Com isto, Paulo está dizendo que o verdadeiro crente, quando morre, já está com o Senhor. E quando Deus o trouxer na companhia de Jesus, isto é, na segunda vinda, significa que a alma do crente virá com Jesus ao encontro do seu corpo que será ressurreto e glorificado.

Não há maior esperança do que esta. Ao morrermos, nossas almas estarão com Cristo no céu até que Ele volte. E quando Ele voltar, nossas almas voltarão com Ele e virão para nossos corpos, que serão ressurretos e glorificados. Esta é a primeira parte do conhecimento que nos tira da tristeza e do desespero. Os demais, isto é, os incrédulos, não têm esperança! Mas os crentes têm! Veja que Paulo diz: Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou (v. 14). Portanto, somente os crentes podem ter a verdadeira esperança quanto à solução da morte. Se nosso Senhor venceu a morte, não precisamos ter medo de sua sombra!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário