Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

SÉRIE "OS BEM-AVENTURADOS" (06) - OS LIMPOS DE CORAÇÃO

 


“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5.8).


Nessa bem-aventurança, Jesus fala de um coração limpo. O que isto significa? Davi orava no Salmo 19:12: “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos”. Quem pode realmente dominar seu próprio coração? Deus diz pelo profeta: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Não podemos confiar em nosso coração, portanto, não podemos dar o diagnóstico de que ele é puro!

Então, quem pode fazer parte dessa bem-aventurança? As bem-aventuranças não são qualidades que Deus encontra no homem para torná-lo feliz, mas são propriedades colocadas ali pelo próprio Deus, quando o indivíduo é confrontado pelo evangelho. Essas características são evidência de um novo nascimento. Isso é o que as bem-aventuranças retratam, o caminho de uma pessoa que está nascendo de novo.

Uma bem-aventurança está interligada a outra. E quem é o limpo de coração aqui? É aquele que já foi confrontado pela santidade majestosa de Deus e, ao se sentir pobre e vazio, completamente condenado diante de Deus, chorou pelos seus pecados, foi consolado, tornou-se manso e humilde como o Senhor. Esta é a pessoa cujo coração está sendo purificado, pois ela tem fome e sede de justiça.

Uma das coisas que mais evidenciam que seu coração está sendo limpo é exatamente o exercício da misericórdia, pois nos é dito que nós amamos a Deus, quando amamos nossos irmãos! Eis aí quem são os limpos de coração. São aqueles que, além de regenerados, foram justificados, mas agora andam em santificação! Sim, a pureza de coração diz respeito a nossa santificação enquanto peregrinamos do lado de cá do céu!

O sagrado escritor nos confirma o que disse nosso bendito Senhor: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Os limpos de coração, isto é, os que seguem a santificação, verão a Deus! Esta é uma das mais maravilhosas promessas que há na Palavra de Deus – a visão beatífica (ver ao Senhor).

Davi já almejava isso de antemão, quando escreveu o Salmo 17.15: “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança”! Que compreensão extremamente avançada para sua época! Este rei desfrutava de tal comunhão com o Senhor, que já vislumbrava revelações que seriam concedidas apenas mais tarde aos apóstolos!

De modo semelhante, o apóstolo João nos diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1Jo 3.2). Se você purifica seu coração a cada dia pelo Espírito que já habita em você, então é bem-aventurado, pois um dia verá a Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Glorificado e exaltado é o nosso SENHOR, que a cada dia eu posso buscar a santidade em meu espirito para que num futuro próximo e certo eu, nós, possamos ver o senhor face a face, obrigado amado pastor CLEILSON por nos trazer esse entendimento da importançia e o significado das bem aventuranças na busca da santificação com a finalidade de vermos o nosso SENHOR como ELE É. att: MARCOS FEITOZA.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja nosso Deus! Graças a Ele que a promessa é: assim como é O veremos e seremos semelhantes a Ele!

    ResponderExcluir