Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 23 de junho de 2023

SÉRIE "OS BEM-AVENTURADOS" (03) - OS MANSOS

 


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt 5.5).

As bem-aventuranças não significam felicidade, como dizem algumas traduções. A definição de felicidade é muito variada e a maioria soa subjetivamente. Felicidade em nossa língua pode significar uma sensação de bem estar e um estado de alegria. Pode significar ausência de conflitos em uma vida pacífica e ordeira.

Mas quando prosseguimos em nossa leitura e meditação das bem-aventuranças, já compreendendo que elas estão interligadas, percebemos que seu significado não é subjetivo. Nada tem a ver com aquilo que eu sinto nem tampouco com as circunstâncias em que vivo. As bem-aventuranças, muito antes de falar de mim, elas falam de Deus. Falam de Deus no sentido de que são aquilo que Deus declara sobre mim e não exatamente como eu me sinto.

Se elas são um estado, então são um estado em que Deus me colocou e não um estado em que por acaso eu me encontrei. O bem-aventurado não é aquele que fez alguma coisa para agradar a Deus, mas aquele de quem Deus Se agradou e lhe concedeu Sua imerecida graça!

Quando Jesus diz que os mansos são bem-aventurados, Ele não está falando daquelas pessoas pacatas, sossegadas, que não brigam com ninguém, que são por natureza educadas e gentis. Não! Jesus Se refere aqui ao resultado de um pobre desgraçado que se viu falido e condenado, que se encontrou com a santidade terrível de Deus e chorou desesperadamente por sua perdição e miséria! O resultado é que ele foi consolado e agora tornou-se um indivíduo perdoado, aliviado, resolvido, curado e por isso, manso!

Agora nada mais pode perturbar sua paz, por mais que seja acusado. Muitos poderão questionar: “Como pode alguém que antes era tão miserável e mau, estar agora convicto de sua salvação? Ele é um pecador, apenas está tentando se esconder atrás de uma religião”! Várias acusações como esta podem vir sobre o manso que foi perdoado por Deus. Entretanto, ele não se importa. Agora ele é manso. Agora ele é humilde. Ele sabe que realmente foi um pecador insistente e impiedoso. Sabe inclusive que era pior do que aquilo de que o acusam. Todavia, ele foi consolado, foi perdoado, não há mais culpa sobre ele! Se você foi de fato perdoado e justificado por Jesus quando reconheceu sua falência e chorou amargamente sobre isso, então jamais se irritará com acusações e outros levantes contra sua vida.

Jesus disse que os mansos herdarão a terra. O reino eterno de nosso Senhor não pertence aos valentes. Desde os dias de João Batista até o início do ministério de Jesus, as pessoas se esforçavam para entrar no reino e os poderosos o violentavam (Mt 11.12). Mas agora, Jesus está dizendo que não é assim. Não são os poderosos e sim os mansos que herdarão o reino de Deus.

Os grandes e imponentes podem possuir esta terra, mas aquela terra é prometida para os que se reconheceram destruídos pelo pecado, choraram tão amargamente por sua ruína que, por fim, se tornaram mansos pelo consolo que lhes foi dado por Jesus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. OBRIGADO DEUS POR ME ENSINAR TANTO ATRAVES DO TEU AMADO SERVO CLEILSON, HA VCS TODO O MEU AMOR, ATT: MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Agradeço também ao Senhor por sua vida e sua amizade 🙏🏼

    ResponderExcluir