Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0136 - A DÚVIDA DE JOÃO BATISTA

 


“Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro” (Mt 11.2,3)?


Não é nada fácil estar em face da morte e ser assolado por incertezas diante de tudo o que você defendeu, pregou e viveu. Um homem do deserto como João, como bem observou William Barclay, deve ter considerado a prisão como uma verdadeira fobia e apavoramento! Um homem que nem mesmo em casa vivia, senão sob a abóbada celeste, à liberdade do sol e das estrelas, agora se encontra enclausurado, quase que imóvel...

Ele havia pregado sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29); ele havia anunciado que o que vinha após ele era mais poderoso do que ele, que batizaria as pessoas com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11,12); todavia, João não entendia de que forma isso ia acontecer. Para João, o batismo com fogo era a condenação dos ímpios e, até então, ele não tinha visto Jesus condenar nenhum. Será que ele morreria por um anúncio enganoso?

A certeza da morte João tinha, mas não tinha tanta certeza assim de que Seu sucessor fosse realmente aquilo tudo que ele dizia! Não era fácil enfrentar a morte diante de um executor ímpio como Herodes, ainda mais se não tivesse a convicção plena de que tudo o que havia proclamado fosse realmente a verdade!

João não estava errado sobre Jesus, apenas misturado, desorganizado. Jesus realmente veio para batizar com o Espírito Santo e com fogo. O batismo com o Espírito é salvação; o batismo com o fogo é condenação. João não estava errado. Mas o batismo com fogo não era para aquela hora. Isso que João não percebeu. O juízo virá depois, na segunda vinda.

Talvez seja esse o seu dilema atualmente. Talvez você tenha criado uma expectativa sobre Jesus, a qual você não viu cumprir. Talvez você esteja errado sobre Jesus, ou apenas tudo esteja confuso em sua mente sobre Ele. Diante das prisões da vida, você pensa que Jesus não era aquilo tudo que disseram para você.

Mas veja o que Jesus manda dizer para João: “Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço” (vs. 4-6).

João não viu a cruz. Ele não sabia que o Cordeiro de quem ele falava, morreria como sacrifício em lugar dos pecadores. Era um profeta, o maior dos profetas, mas não podia ser maior que o menor no reino dos céus (v. 11)! Ele ainda esperava que Jesus fosse usar a espada, mas Ele usou os cravos! Ele esperava que Jesus reivindicasse a coroa de ouro, mas Ele tomou a de espinhos! Ele queria ver Jesus assentado no trono, mas Ele foi pregado numa cruz! Ele queria ver o cetro nas mãos de Jesus regendo com vara de ferro, mas Suas mãos se estenderam de leste a oeste no madeiro para abraçar uma multidão de pecadores e reconciliá-los com Deus!

Se você olhar assim para Jesus, certamente não haverá de esperar outro! É Ele mesmo o que havia de vir!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário