Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0131 - CRENTES FORTES E CRENTES FRACOS

 


“Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos” (Rm 15.1).


Temos alguns mandamentos aqui neste versículo, bem como também em todo o texto dos capítulos 14 e 15 de Romanos. O apóstolo fala de uma postura de crentes mais maduros em relação aos mais fracos na fé.

Encontramos aqui, no início deste versículo, que não é errado se perceber um crente forte. Claro que há alguns problemas com isso. Um problema frequente é alguém que não é forte pensar que seja. Outro é alguém que realmente é um cristão forte negar ajuda porque se acha fraco. Outro problema é um crente forte querer ser muito humilde e acabar se orgulhando de dizer que é fraco, embora saiba que não é. Ainda há o risco de se orgulhar por ser forte... e assim se multiplicam os problemas com a questão de ser um crente forte.

O mandamento central é que os fortes devem suportar as debilidades dos fracos. Os fortes são os capazes, no grego, os “poderosos”. As debilidades, no grego, são as “enfermidades”, claro que no sentido figurado. E os crentes fracos são os “impotentes” (outra realidade que encontramos na igreja e que este versículo não faz questão de esconder). Realmente existem os crentes fracos, de consciência enferma, e os fortes espirituais. Digamos em outras palavras: os fortes são os maduros e os fracos são os crentes crianças, independente do tempo de fé que possuem.

Sobre o verbo “suportar”, Paulo não está falando de tolerar. Como se viesse se aproximando um irmão inconveniente e os demais tivessem que fazer um enorme esforço para conversar com ele. Não é isso. O verbo que Paulo usa significa “levantar, sustentar, dar suporte”. Às vezes, dizemos com um tom desanimado: “Tenho que suportar esse ou aquele irmão”, com o sentido de tolerar, ter que aguentar. Porém, o mandamento apostólico é que demos suporte ao irmão fraco.

O mandamento negativo deste versículo é que não devemos agradar a nós mesmos, ou seja, não devemos, no seio da igreja, buscar nossa própria satisfação ou contentamento próprio, mas sempre o do nosso irmão. Isto é uma característica do Cristianismo. Pensar no outro, amar o outro, entregar-se, doar-se pelo outro, sempre o outro está em primeiro lugar em relação a mim e em segundo em relação a Deus.

Lembremo-nos de que crentes fracos sempre existirão. Os fortes também precisam existir. Que não sejamos encontrados satisfeitos na posição de fracos, ainda que estejamos nessa posição por algum motivo. Mas que busquemos a posição de crentes fortes, para que, através da nossa força, os demais possam conhecer o nosso apoio e saber como funciona o amor de Cristo entre nós.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário