Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 20 de junho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0137 - ADÃO E CRISTO: DE QUEM VOCÊ NASCEU?

 


“Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (Rm 5.18).


Existe um ensinamento herético, contrário às Escrituras, que se chama “Universalismo”. Essa doutrina ensina que no final das contas Deus salvará a todos. Embora isoladamente este versículo pareça apoiar essa falsa doutrina, quando diz que “veio a graça sobre todos os homens”, todavia, pelo contexto e por todo ensino bíblico, percebe-se claramente que isso realmente não passa de uma heresia.

O contexto faz a distinção, isto é, o contraste, entre Adão e Cristo. Por Adão entrou o pecado no mundo (v. 12). O v. 15 diz que pela ofensa de Adão, muitos morreram; e pela graça de Jesus Cristo, o dom de Deus foi abundante sobre muitos. Paulo está falando aqui de representação federal. Porque Adão pecou, assim Deus atribuiu sua desobediência a todos os homens.

Existe outro ensinamento (e esse é bem mais aceito nos círculos cristãos – o Arminianismo!) que afirma que ainda que todos tenham sido afetados pelo pecado, todos também recebem a “possibilidade” de serem justificados. Aqui há uma diferença do Universalismo no sentido de que, embora não se afirme que todos serão salvos, entretanto, afirma-se que seria possível a salvação a todos, pois Jesus a deixou disponível a todos.

Mas o que percebemos pelo contexto é uma representação definida, não uma possível representação. Adão representa definidamente os pecadores e Cristo representa definidamente os salvos. Quem nasce de Adão é pecador e não um possível pecador. Por isso que Jesus disse a Nicodemos que se alguém não “nascer de novo” (que, no grego também pode ser traduzido nascer “do alto”) não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3). Se por um lado, quem nasce de Adão é pecador e não um possível pecador, por outro lado, quem nasce de Cristo é justo, não um possível justo!

Essa segunda doutrina alega que o termo “todos” aqui tem que significar “todos” mesmo, sem exceção, uma vez que Adão representa todos os pecadores que dele nasceram e a Bíblia diz que todos pecaram (v. 12)! Com isso os defensores desse ensino concluem que todos os que são representados por Cristo devem ser todos também sem exceção, visto que está no mesmo versículo, não pode significar outra coisa.

De fato, o termo aqui carrega o mesmo sentido tanto para Adão, quanto para Cristo. Todos os que nasceram da carne são representados por Adão e, por isso, pecadores. Mas todos os que nasceram do Espírito são representados por Cristo e, por isso, são justos! Sim, Adão representa todos os carnais; Jesus representa todos os espirituais! Adão representa os que vão para o juízo; Jesus representa os que vão para a vida eterna! Adão representa todos os homens sem Cristo; Jesus representa todos os homens sem Adão! Adão representa o mundo; Cristo representa a igreja!

A pergunta não é se Jesus deixou a salvação disponível para você escolher, pois ninguém escolhe de quem nascer! A pergunta fatalmente é: De quem você nasceu? De Adão é inquestionável; mas estreitando o sentido do que Paulo disse: Você nasceu de novo? Você nasceu de Cristo?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário