Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

SÉRIE "OS BEM-AVENTURADOS" (02) - OS QUE CHORAM

 


“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4).


As bem-aventuranças servem como uma introdução ao Sermão do Monte. Nelas, Cristo revela o que o Seu discípulo deve ser, enquanto que no restante do Sermão, Ele ensina o que o crente deve fazer. Somente depois das bem-aventuranças é que o ensino de Jesus diz respeito a como deve viver e andar o crente que Ele caracterizou nas bem-aventuranças. Então, as bem-aventuranças dizem respeito ao caráter cristão, enquanto o restante do Sermão fala da prática cristã.

Depois de ter falado do pobre espiritual, de como se percebe um pecador que teve um encontro com a terrível santidade de Deus, Jesus agora fala dos que choram. Ao contrário do que muitas vezes pensamos, Jesus não está dizendo que esse choro são nossas lutas, dificuldades, doenças, perdas, decepções, os males desta vida. Não! Este choro é um resultado natural da bem-aventurança anterior. Quem se viu arruinado diante da santidade de Deus vai realmente desabar em choro desesperado, pois sabe que não há solução para sua desgraça!

Aqui quem chora é exatamente o pobre de espírito. Ele chora porque viu que sua condição é uma notável miséria irreparável! Seu choro é um desespero, é um pranto de angústia na alma, por entender seu real estado! Quando o pobre de espírito assim se enxerga, os demais prantos de sua vida não fazem sentido. Há realmente um choro a ser lamentado, há um gemido profundo a ser soluçado! Que é o choro da doença e da dor aqui da terra diante da dor eterna da separação de Deus? Que representa a perda de um ente querido diante da perdição eterna de sua própria alma?

Quando pregamos o evangelho, deveríamos falar de tal modo acerca da situação pecaminosa do ouvinte, que ele pudesse chegar ao ponto de querer abrir um buraco no chão e se esconder diante da santidade de Deus a qual ele afronta! Quem dera pregássemos como Pedro, a ponto de os ouvintes sentirem seu coração se compungir e nos perguntarem como perguntaram ao apóstolo Pedro: “E agora, que faremos”? (At 2.37). Aí sim, teríamos a resposta do evangelho! Poderíamos dizer que se arrependessem aos prantos, pois já se perceberam desnudos e miseráveis diante de Deus!

Se você já chorou desesperadamente, como resultado de ter se visto pobre e desgraçado diante de Deus, se seu choro foi um arrependimento profundo por ter nascido e vivido em afronta ultrajante contra Deus, então você é um bem-aventurado, pois Jesus disse que você será consolado! Deus enxugará de seus olhos toda lágrima, não só no futuro, mas aqui e agora! O perdão gracioso e benigno dEle te envolverá e você não mais terá nenhuma inimizade contra Deus! Por Cristo Jesus você é feito filho e recebido na família de Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Gloria a Deus por saber que o nosso consolo é certo e nos torna familia de DEUS, obrigado meu amado pastor CLEILSON por nos transmitir tanto aos nossos corações daquilo que CRISTO ministra no seu todos os dias, att: MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Louvo ao Senhor por me permitir dividir isso com todos vocês!

    ResponderExcluir