Os caçadores de milagres estão em todo lugar. Onde se sabe que alguns sinais são manifestos, ali estão eles. Desde a época de Jesus, os caçadores de sinais ali também estavam, andavam em Seu encalço, sempre pedindo que Jesus satisfizesse sua insaciável curiosidade. Os judeus que viram a multiplicação dos pães e desse milagre participaram, comeram e se fartaram, procuraram por Jesus no outro dia, e quando O acharam do outro lado do lago, tiveram a coragem de perguntar a Jesus que sinal Ele faria para que cressem nEle (Jo 6.30)! Incrível!
Não foi à toa que Jesus disse que uma geração má e adúltera Lhe pedia um sinal e que Ele não lhe daria (Mc 8.12,13). Paulo também diz em uma de suas cartas que os judeus buscavam sinais (1Co 1.22). Nicodemos, grande mestre em Israel, não ficou livre dessa tentação. Disse que a evidência que Jesus provinha de Deus eram os sinais que Ele fazia. Ao que foi retrucado por Jesus imediatamente (Jo 3.2,3). Como podemos ver, sinais são geralmente para incrédulos, pois crentes não precisam de sinais e milagres para crer. Os sinais acompanham os que creem (Mc 16.17). Mas os incrédulos acompanham os sinais.
Herodes não era diferente. Ouvia muito falar de Jesus, mas, como a multidão também era caçadora de milagres, obviamente deve ter relatado a Herodes sobre Jesus somente por causa dos sinais que Ele fazia. Como Herodes não tinha visto Jesus em nenhuma ocasião de Seu ministério, aqui agora, Jesus preso perante Pilatos, é enviado a Herodes, uma vez que Jesus pertencia à Galileia, local que era da jurisdição dele.
Ao ver Jesus, diz o texto, Herodes se alegrou sobremaneira. Assim são os caçadores de milagres. Eles se alegram ao verem Jesus, mas não por causa de quem Ele é e sim por causa dos sinais que Ele faz. Porém, o v. 9 diz que Jesus não respondeu a nenhuma de suas perguntas. De fato, Jesus Se cala diante desses caçadores. Eles não querem ouvir as palavras de Jesus. Não estão ali pra isso. Se lhes é pregado o evangelho, logo se escandalizam e não voltam mais ali.
Quando Herodes viu que não arrancaria de Jesus nenhuma “mágica” que pudesse satisfazer seus cobiçosos entretenimentos, o que ele faz? O v. 11 diz que ele O tratou com desprezo e escarneceu dEle! Eis aí. Assim agem os caçadores de milagres. Se Deus não lhes satisfaz o desejo cobiçoso de seu entretenimento, logo escarnecem de Deus e O desprezam. Pensam que Deus é um “gênio da lâmpada”, que está aqui para lhes conceder inúmeros desejos assim que esfregam seus envelopes, com os quais querem algemar Deus.
Os sinais são placas e apontam
para uma realidade superior. Quem seguir o que essas placas indicam, encontrará
o caminho. Os que, porém, permanecerem em admiração às placas, perecerão e os
próprios sinais e milagres que eles adoraram, servirão de juízo e condenação
para eles.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário