Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 24 de junho de 2023

SÉRIE "OS BEM-AVENTURADOS" (04) - OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA

 


“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos” (Mt 5.6).


As bem-aventuranças retratam o perfil de alguém que foi alcançado pela graça de Deus de forma imerecida e não ao que o homem faz para alcançar algum favor da parte de Deus. Sendo assim, quando Jesus diz que são bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, precisamos saber a quê Ele está Se referindo.

A palavra justiça pode ter o significado forense, como também o sentido ético. No primeiro, a justiça é atribuída ao homem quando ele crê. Assim foi com Abraão (Gn 15.6). Ele creu em Deus e isto lhe foi imputado para justiça. Paulo ensina em Rm 4.4,5: “Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça”.

Neste sentido forense, é impossível a qualquer ser humano alcançar o status de justo diante do tribunal de Deus por qualquer boa obra que possa fazer, pois as tais não passam de trapo da imundícia (Is 64.6). Este mesmo profeta já havia dito que o Servo Sofredor haveria de justificar a muitos e levaria suas iniquidades sobre Si (Is 53.11). Jeremias, por sua vez, disse que o Senhor Se tornaria “Justiça nossa” (heb. YHWH Tsidqenu). Portanto, não é possível a nenhum de nós conquistar esse alvará de justo perante o tribunal do Santo Deus! Só se recebe esse status pela fé em Jesus (Rm 5.1).

Mas também há o sentido ético da palavra justiça. Nesse aspecto, a justiça significa que nossas obras nos acompanham depois de justificados. Jesus dizia que nossa justiça devia exceder em muito a dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Ao mesmo tempo, o Mestre nos ensinou que não devemos exercer a nossa justiça diante dos homens (Mt 6.1). Hendriksen falou apropriadamente: “Embora seja impossível que as obras justifiquem alguém, é impossível que uma pessoa justificada possa viver sem praticar boas obras”. (Com. Mateus Vol. 1 – p. 381 – Ed. Cultura Cristã).

Ter fome dessa justiça é quando o pecador, que já se sentiu miserável e perdido diante da assombrosa santidade de Deus, chora desesperadamente pelos seus pecados e, ao ser consolado pelo perdão divino, torna-se manso; então, essa justiça pela qual ele foi alcançado passa a fazer parte de sua conduta, de modo que não é somente a justificação que ele recebe, mas, na santificação, ele mostra como é o procedimento de alguém que foi perdoado. Sua fome e sede são um desejo que quanto mais se sacia, mais se sente! Ele só será farto e transbordante dessa justiça quando estiver no estado da glorificação, onde se verá livre da presença do pecado para sempre.

Se você já foi justificado por dentro, viva isso por fora! No v. 10 Jesus diz que também são bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça. Ninguém te perseguirá por você estar fazendo alguma caridade social. Mas vivendo a justiça de Deus pela fé revelada no evangelho, com certeza você conquistará inimigos! Esta é mais uma bela razão para que você continue a ter fome e sede de justiça, pois no final, Deus lhe dará uma mesa farta na presença de seus inimigos!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. GLORIA A DEUS, GOSTEI MUITO DAS PALAVRAS: "SE VC FOI JUSTICADO POR DENTRO, VIVA ISSO POR FORA! obrigado PR.CLEILSON por trazer-nos esse entendimento das escrituras. Att MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Meu querido irmão! Graças ao nosso Pai pela Sua graciosa justiça atribuída a nós por meio de Seu Filho Jesus Cristo!

    ResponderExcluir