Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0129 - LEITE OU ALIMENTO SÓLIDO?

 


“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hb 5.12-14).


A igreja atual tem desenvolvido uma leva muito grande não só de crentes crianças, como também de obreiros crianças. O autor desta carta deixa de falar muitas coisas que poderiam ser proveitosas para crentes maduros por causa da infantilidade de seus leitores (v. 11). O tempo na caminhada cristã deveria ser um fator determinante para a maturidade do crente, no entanto, o que frequentemente se vê é crente com muito tempo e pouco crescimento.

Nem todas as igrejas se preocupam com o crescimento de seus membros, mas o que retarda o desenvolvimento de uma igreja que se preocupa com isso é o fato de ter que ficar repetindo acerca das verdades iniciais da fé cristã. Obviamente para os agrupamentos liderados por lobos, isso é uma maravilha, pois eles manterão multidões inexperientes na vida espiritual, com o fim de manipulá-las para seu proveito pessoal. Porém, as igrejas sérias não somente sofrem por verem poucas pessoas obtendo a maturidade, como também sofrem por terem que tornar a ensinar os primeiros rudimentos das palavras de Deus para crentes velhos sempre e sempre!

O leite aqui representa os ensinos rudimentares ou iniciais da vida cristã. O mantimento sólido, por sua vez, representa o ensino teológico, mais profundo das Escrituras. O autor desta carta reprova os antigos cristãos meninos, que se alimentam de coisas rudes e simples. Ele os chama de inexperientes na palavra da justiça. Que vergonha! Crentes velhos mamando! Os pastores deveriam ponderar sobre isso em suas congregações! Muitos não têm coragem de se aprofundar nas Escrituras, ou porque nem eles mesmos são maduros, ou porque subestimam a capacidade do rebanho que apascentam, considerando que não serão capazes de compreender teologia; quem sabe, às vezes consideram que teologia é alimento pra elite e privam a igreja disso?

O alimento sólido é para os maduros. Quanto mais cedo na teologia a igreja começar, melhor será para a maturidade de seus membros. O normal é que uma igreja exercitada no alimento sólido seja capaz de desenvolver seus sentidos no discernimento do bem e do mal. Um crente menino, imaturo, é impossível que seu juízo sobre o bem e o mal seja realmente equilibrado com a Bíblia, uma vez que é a Bíblia o padrão pelo qual se julga o que é bom e mau! Se ele não está experimentado na palavra da justiça, seu juízo de bem e mal é equivocado e subjetivo. Ele vai achar que certas coisas são boas e outras são más, no entanto, isso procederá de seu coração infantil e não do conhecimento verdadeiro da Palavra de Deus!

Com interesses espúrios, as igrejas da nossa nação têm se desenvolvido como uma multidão de crianças empolgadas, mas todas com mamadeira na boca e vestidas de fraldas. Que o Senhor conceda pastores corajosos e sábios, para instruírem Seu povo com alimento sólido, a fim de que a igreja de nosso Senhor seja inteligente no discernimento do bem e do mal em seus dias!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário