“Ó Timóteo, guarda o
depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às
oposições da falsamente chamada ciência, a qual professando-a alguns, se
desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém” (1Tm 6.20,21).
O cristão tem que tomar cuidado com tudo que se denomina ciência, conhecimento, doutrina ou filosofia. Existe sim, um saber humano, conhecimento científico, experimental, observacional, comportamental, social, filosófico, enfim, não podemos negar que o homem tenha a bênção do raciocínio, algo que lhe foi dado por Deus e, embora manchado pelo pecado, não lhe retirou de forma absoluta a imagem de Deus que lhe resta. E isto com todas as demais faculdades do homem.
Entretanto, o cristão precisa filtrar tudo isso pela revelação. Todo saber humano que contradiga a revelação recebida pelas Escrituras precisa ser rejeitado. Afinal, o que está escrito veio de cima, não pode ser questionado pela mente finita e contaminada do homem. O homem não tem condição moral nem espiritual para se pôr em pé de igualdade com Deus a fim de questionar Sua revelação (não teria nem mesmo se não tivesse pecado, muito menos sendo inveterado pecador)!
O problema de muitos que se denominam crentes e abraçam as supostas verdades da ciência e outras fontes de informação, diz Paulo, é que eles se desviam da fé. Eis aqui um dos mais razoáveis motivos para se explicar o aumento da apostasia. É que muitos crentes querem abraçar a fé cristã juntamente com a falsa ciência. Isso é impossível.
Não há como conciliar a sabedoria de Deus e a sabedoria humana. A de Deus vem do alto, a humana é terrena, animal e diabólica (Tg 3.15). Não há como crer na criação e na evolução ao mesmo tempo, ainda que alguns já tenham tentado elaborar esse amálgama; não há como crer na Providência e no acaso; não há como crer na reencarnação e na ressurreição; não há como crer nos novos céus e nova terra e ao mesmo tempo crer na revolução do proletariado; enfim, não há como conciliar a revelação bíblica e a visão humana centrada nesta terra.
Se quisermos manter firme a nossa fé, vamos ter que abdicar
da falsa ciência em todas as áreas de acordo com as visões deste mundo. Não que
não possamos estudá-las. Podemos e até devemos. Mas sempre o filtro será o que
Paulo disse a seu pupilo Timóteo: “Guarda
o depósito que te foi confiado”. Saber o que diz o mundo em qualquer
assunto não faz mal. O problema está em abraçar, crer e professar. Mas se
guardarmos o bom depósito do evangelho, nossa fé estará intacta!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário