Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0342 - HONRA TEU PAI E TUA MÃE

 


Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Êx 20.12).


Geralmente, quando se lê este 5º mandamento, se pensa logo em quanto tempo de vida teria um filho que honra seus pais. Quanto mais se honrar o pai e a mãe, mais seus dias são multiplicados na terra. Mas não é isto que o mandamento está dizendo.

Para sabermos o sentido desta promessa (Paulo diz que é o primeiro mandamento com promessa), precisamos fazer o contraponto deste versículo. Precisamos saber o que a lei dizia para aqueles que desrespeitassem seus pais. Então vejamos. No próprio livro de Êxodo, a lei dizia: “Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto” (Êx 21.17). E em Levítico: “Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele” (Lv 20.9). Ou ainda em Provérbios: “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas” (Pv. 20.20).

Há um exemplo em Dt 21.18-21 que diz: “Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá”.

Assim, entendemos que a promessa de que os dias seriam prolongados sobre a terra era porque o filho que honrasse seus pais não seria submetido à pena de morte e não que ele viveria muitos anos. Claro que isso soa ofensivo para nossa sociedade atual. Quem admitiria que merece a morte por “simplesmente” falar mal de seus pais? Isso é pra nós vermos o quanto estamos distantes da santidade do nosso Deus! Se a lei é a revelação de Sua santidade e santa vontade, então estamos mui distantes dessa vontade!

É claro que uma sociedade em que os pais não são respeitados será uma sociedade onde nenhum homem respeitará a outro. Afinal, é exatamente o que estamos presenciando: filhos malignos que, além de tirarem a vida do próximo, são capazes de matar os próprios pais!

O segredo da austeridade desse mandamento está no seguinte motivo: toda autoridade foi constituída por Deus e deve ser honrada como se honra ao próprio Deus que a instituiu (Rm 13.2). Porém, a autoridade paterna é uma autoridade que aponta diretamente para o próprio Deus. Paulo diz em Ef 3.14,15 que toda família no céu e na terra toma o nome do Pai celestial emprestado, ou seja, tudo que se sabe e se percebe como pai, tomou essa paternidade emprestada do único e verdadeiro Pai, que é Deus! Quando um filho desonra, desrespeita, amaldiçoa, desobedece, escarnece ou se volta contra a autoridade de seu pai, ele está, em última análise se posicionando em frente de guerra contra o próprio Deus que ali está representado!

Pv 30.17 diz que os olhos de quem zomba de seu pai serão arrancados por corvos e comidos por filhotes de águia. Assim também todos os rebeldes contra Deus “foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes” (Ap 19.21).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: