Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 2 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0320 - LOUVE A DEUS POR SUA IRA

 


E para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1Ts 1.10).


Um dos maiores problemas da geração cristã atual é a imagem que ela fabrica sobre Deus em sua mente. O deus em quem muitos crentes creem, fatalmente não é o Deus da Bíblia. Vemos claramente, pelas conversas das pessoas, que elas simplesmente mutilam Deus, despindo-O de muitos de Seus atributos. Um claro exemplo disso, é quando as pessoas falam sobre o amor de Deus. É sempre fantástico (e de fato é), todavia, elas arrancam (ou pelo menos tentam arrancar) de Deus a Sua ira. Falar desse atributo de Deus soa horripilante para nossa geração de crentes.

Mas, de capa a capa, a Bíblia revela que Deus tem ira. O nosso problema é que tentamos avaliar Deus pelos nossos pobres e falidos conceitos de atributos e pela confusão que fazemos de atributos com sentimentos. Assim como nosso amor é egoísta, que passamos a mão na cabeça de quem gostamos, mesmo quando este transgride, assim também imaginamos que Deus passará a mão em nossa cabeça quando nós errarmos, porque Ele é amor. Este amor nada mais é do que nosso conceito furado sobre Deus e Sua santidade.

Já quando falamos da ira de Deus, nós a confundimos com nossa ira pecaminosa e vingativa, também egoísta como nosso amor e colocamos Deus nesta balança. Geralmente não julgamos a ira de Deus pela nossa, mas pela ira do outro, com quem não concordamos. Imaginamos, por exemplo, a ira de um homicida e concluímos que, se Deus é irado, então Ele é mau como aquele assassino. Isso explica por que o deus que está na mente das pessoas (inclusive muitos crentes) é um ídolo e não o Deus revelado na Escritura.

A ira de Deus é tão santa quanto Seu amor. Ela existe desde que Deus existe, isto é, desde sempre, entretanto, não havia sobre quem demonstrá-la, pois na eternidade só havia Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Para que Deus desse a conhecer a Sua ira, Ele teria que ordenar a entrada do pecado em Sua criação, fazer vasos da ira para a perdição e condená-los em Sua santa ira, para que esta viesse a ser reconhecida e glorificada por Suas criaturas! Deus não podia mostrar Sua ira sobre aquilo que não fosse pecado, mas se Ele não ordenasse a entrada do pecado, também não seria conhecido e glorificado por Sua santa ira. Seria um atributo que ficaria eternamente desconhecido de Suas criaturas.

Quando vem Jesus, que nos livra da ira vindoura, nós podemos então conhecer outros aspectos de Deus, como Sua graça, misericórdia e amor. Se não existisse o pecado, não saberíamos o que é o perdão e nem a justiça. Seríamos perdoados de quê? Deus julgaria o quê, no último Dia? Assim, quanto mais é revelada a ira de Deus, tanto mais glorificamos Seu amor sobre os salvos! Pois tão intensa quanto Sua ira é também Sua misericórdia para conosco!

Veja de quão grande ira Jesus te livrou: quando você olha para a grande misericórdia que te alcançou! Assim, poderá engrandecer a Deus na medida de Seus atributos. Não menos do que aquilo que Ele merece ser engrandecido! Louve-O por Seu infinito amor, mas não se esqueça de louvá-lo por Sua infinita ira.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: