Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0327 - JESUS NO SALMO 34

 


Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado. O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado” (Sl 34.19-22).


O rei Davi, no Salmo 34, expressa seu louvor ao Senhor por tê-lo livrado do rei filisteu, quando seus servos o levaram perante ele, apresentando-o como o homem que havia matado vários milhares de filisteus numa guerra, depois de ter vencido Golias, o gigante filisteu. O episódio está em 1Sm 21.10-15. Para se ver livre do rei, Davi se fingia de louco, babava e rabiscava as portas do palácio daquele rei. Imediatamente, o rei filisteu mandou tirar Davi de sua frente.

Cada episódio na vida de Davi gerava um salmo de louvor a Deus. Ele louvou ao Senhor pelo livramento que lhe dera naquele dia. Não atribuiu seu livramento ao seu fingimento, mas à misericórdia do Senhor. Neste salmo, Davi fala de sua atitude para com Deus, fala da atitude dos que temem ao nome do Senhor, os justos e, finalmente, fala no singular, do Justo! Curiosamente, ele muda do plural para o singular e veremos a razão disso.

O apóstolo João, ao verificar o episódio da crucificação, escreveu em seu Evangelho que nenhum dos ossos de Jesus havia sido quebrado (Jo 19.33,36). Ainda que os soldados tivessem quebrado as pernas dos dois que foram crucificados com Cristo, todavia, os ossos de Cristo não foram quebrados. E João diz que era para que se cumprisse a Escritura, pensando exatamente neste salmo. Portanto, aqui no final deste salmo, Davi não estava falando mais de qualquer justo, mas profeticamente falava de Cristo. Este final do salmo é messiânico!

Muitas foram as aflições do Justo – no entanto, Deus O livrou de todas; Seus ossos foram preservados – na cruz, mesmo tendo os outros dois a Seu lado os seus ossos quebrados, os de Jesus não foram; Davi também diz no v. 21 que os que odeiam o Justo serão condenados – de fato, o apóstolo João confirma isto em seu Evangelho, quando diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36). E no final do salmo, Davi diz que “o Senhor resgata a alma dos Seus servos, e dos que nEle confiam, nenhum será condenado” – assim diz também o apóstolo João no versículo mais famoso da Bíblia: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Vemos assim, que este salmo de Davi começa com um louvor pessoal a Deus por Sua bondade, passa por um convite a todos para que temam e clamem a Deus e finaliza com uma profecia cristológica, anunciando nada menos do que o evangelho, que os ímpios serão condenados e os que confiam no Senhor serão resgatados! Este resgate aconteceu na cruz do Calvário, onde nosso Senhor derramou Sua alma para resgatar a nossa!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: