Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0322 - PEQUENAS PORÇÕES DE ADORAÇÃO

 


Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1Tm 1.17).


Nesta pequena doxologia do apóstolo Paulo, aprendemos algumas qualidades sobre o ser de Deus. Sabemos que ele está falando do Deus Pai, por causa do atributo da invisibilidade. Mas ele louva a Deus por outras características também.

Do v. 12 ao 16, o apóstolo Paulo dá um breve relato de como foi alcançado pela misericórdia de Deus e chamado para o ministério do evangelho. Ele era blasfemo, perseguidor, insolente, ignorante e incrédulo (v. 13). Mas a graça que transbordou sobre o apóstolo Paulo, a graça do nosso Senhor, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus, o alcançou e o colocou como modelo para quantos viessem a crer em Jesus Cristo (v. 16).

É por isso que ele louva a Deus no v. 17, conforme nós lemos! Essa doxologia é um louvor de gratidão pela salvação alcançada imerecidamente pela graça de nosso Deus! Agora sim, devemos meditar em alguns desses atributos de nosso Deus. Primeiro, Paulo O chama de Rei. Exaltar a Deus porque Ele é Rei significa reconhecer Seu domínio, Sua soberania sobre todas as coisas. Ele é Onipotente por isso. Como Rei, domina sobre tudo e todos. Mas esse Rei é eterno. Há um chamativo aqui para a característica deste Rei: Ele não é temporário como o foram e são todos os reis da terra. Os faraós passaram, os herodes e césares... Mas este a Quem Paulo exalta é Rei eterno! Seu reino não terá fim!

Depois Paulo o louva por ser imortal. Certo é que Paulo não está pensando apenas que nosso Deus, por ser Deus, seja imortal. Isso é claro que sim, mas ele deve estar indo além. Ele diz no cap. 6.16 que Deus é o único que possui imortalidade. Mas na 2ª carta, cap. 1.10, Paulo diz que Jesus trouxe à luz a imortalidade! Ele está dizendo que Deus prova ser imortal não apenas por ser Deus invisível e inacessível, mas por ter Se feito homem, morrido e, vencendo a morte, ter ressuscitado!

A seguir, ele exalta a Deus por sua invisibilidade. É importante que adoremos a Deus por Ele ser invisível. Isto porque o fato de Deus ser invisível nos livra do risco da idolatria. Quando O adoramos, não devemos criar nenhuma imagem em nossa mente nem em nossa frente. Ele é invisível e O adoramos em Seus atributos, pois Seus atributos são aquilo que Ele é.

Finalmente, Paulo O engrandece por ser Ele o único Deus! Com isto, ele estabelece a verdadeira adoração, pois Deus não divide Sua glória com ninguém, nem Sua honra com as imagens de escultura (Is 42.8). Todas as nações que multiplicaram seus deuses não passam de tolas e inúteis. Roubaram a glória de Deus e serão punidas por isso no último dia (Rm 1.20-23). Se Deus é único, a glória então deve ser somente dEle. Por isso Paulo diz que somente a Ele a honra e a glória, e já que Ele é eterno, como vimos, a honra e a glória será pelos séculos dos séculos!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: