Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 7 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0324 - MAIS VELHOS E MAIS SOBERBOS

 


Josafá reinou sobre Judá... Ele andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto perante o SENHOR. Contudo, os altos não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais. Depois disto, Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu iniquamente. Aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis... Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o SENHOR destruiu as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis” (2Cr 20.31-33,35-37).


A história do rei Josafá é uma das mais dignas de louvor dos reis do AT. Aqui mesmo, no cap. 20, lemos o relato daquela famosa guerra que Josafá venceu, colocando os tocadores e cantores à frente da batalha. Certa ocasião ele também foi a uma guerra contra os siros juntamente com Acabe e não morreu porque clamou ao Senhor e este o livrou. Acabe morreu nesta batalha.

Ele foi um homem também notável pelo seu zelo para com o Senhor Deus de Israel. No início de seu reinado, tirou logo os postes-ídolos e os altos de toda a terra de Judá (17.6). Foi repreendido pelo profeta Jeú, quando fez aliança com Acabe (19.2,3), mas foi poupado porque agradava ao Senhor de um modo geral.

Porém, perto do fim de seu reinado, fez uma aliança com o filho do rei Acabe. Dessa vez não para guerrear e sim para ajuntar riquezas. Fez navios para ir a Társis, cidade localizada a sul da Espanha, riquíssima em minerais. Mais uma vez foi repreendido pelo profeta Eliézer e seus navios se quebraram.

A lição aqui é que o indivíduo, ao chegar ao fim de sua carreira, geralmente se faz omisso ao seu dever. Josafá começou ardoroso e dedicado, mas terminou frouxo e censurado. É-nos dito aqui no v. 33 que “os altos não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais”, sendo que, como vimos em 17.6, ele havia removido os altos de idolatria de Judá. Provavelmente, durante seu reinado, as pessoas foram dando vazão ao seu coração idólatra, reconstruindo novamente os altares e Josafá nada fez em relação a isso.

Sua aliança com Acabe e com o filho deste, Acazias (que inclusive gerou um casamento entre o filho de Josafá com a filha de Acabe, a famigerada e malvada princesa Atalia – 21.5,6), revoltou o coração dos profetas do Senhor contra Josafá. Sua aliança com Acazias o levou a cobiçar o ouro de Ofir (1Re 22.49), mas Deus quebrou os seus navios.

Ao chegar ao final da carreira cristã, devemos vigiar nosso coração, a fim de que ele não se esqueça do cuidado divino que recebemos ao longo da jornada. Isso nos levaria a pensar que fomos nós os responsáveis pelo nosso destino e nosso coração se afastaria do Senhor. Oremos para que nossa maturidade e experiência nos levem para mais perto do Senhor com mais humildade e dependência!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: