Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 23 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0338 - DIGA-ME COM QUEM ANDAS

 


Disse Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria” (2Re 3.14).


Há um ditado antigo que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Geralmente esse provérbio é usado contra pessoas boas que andam com gente ruim. Como se quisesse dizer que seria melhor não andar com tal pessoa, caso queira mesmo ser bem visto pelos outros. No entanto, esse provérbio também pode ser visto de forma contrária, por exemplo: os outros poderiam julgar bem uma pessoa ruim que anda com gente boa. Como se dissessem para a pessoa ruim: “Que bom que você anda com fulano, pois ele é uma boa pessoa”.

Foi o que aconteceu com Jorão, rei de Israel, filho do rei Acabe. Ele era mau aos olhos do Senhor, andando nos pecados de Jeroboão rei de Israel (vs. 2,3). Enquanto seu pai era vivo, os moabitas lhe pagavam tributo (v. 4), mas morrendo Acabe, os moabitas se revoltaram e Jorão tentou sufocar essa revolta convidando Josafá, rei de Judá para auxiliá-lo nessa guerra contra os moabitas. Josafá aceitou o convite de Jorão, rei de Israel (v. 7).

Mas como escolheram o caminho do deserto para fazer essa investida, ficaram uma semana com escassez de água, pelo que Jorão achou que Deus estaria contra eles nessa guerra (vs. 9,10). Josafá então pergunta se não havia ali algum profeta de Deus para consultar a vontade do Senhor. Eliseu era profeta naquela época. Quando ele vê o rei Jorão, logo o profeta lhe dá uma má resposta: “Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe” (v. 13), ou seja, consulte os profetas de Baal.

Mas quando Eliseu vê ali Josafá, rei de Judá, então ele diz que atenderia o rei de Israel por causa do rei de Judá, que era temente a Deus. Isto é, o rei mau foi beneficiado pelo rei bom! Jorão recebeu não só a palavra de Deus por meio do profeta Eliseu, por causa da presença do bom rei Josafá, como também recebeu o milagre da água no deserto para abastecê-los, sem que houvesse uma gota de chuva e, além disso, ainda obteve vitória sobre os moabitas!

Assim também aconteceu conosco. Quando Cristo esteve entre nós, ele “era desprezado e o mais rejeitado entre os homens... era desprezado, e dele não fizemos caso... nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Is 53.3,4). Quem olhasse para Cristo diria: “Ele é mau porque anda com gente ruim”... Mas Ele não Se importou. Como Josafá, Ele aceitou que dissessem isso dEle, para que, quando olhassem para nós, dissessem: “Eles são gente boa porque andam com Quem é bom”.

E mais que isso: nós recebemos o suprimento da água da vida, a vitória sobre nossos inimigos, mas o melhor de tudo: assim como Deus falou por meio de Eliseu a Jorão, por causa de Josafá, Deus fala conosco hoje por meio de Sua Palavra, por causa de Jesus Cristo, Seu amado Filho!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário