“Entretanto, devemos
sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos
escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé
na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para
alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2Ts 2.13,14).
Nestes dois versículos, o apóstolo Paulo fala de quase todos os processos da salvação que a Teologia aprendeu e organizou, a chamada Ordo Salutis, ou a Ordem da Salvação. Quando a Teologia organizou os ensinos bíblicos sobre a salvação de modo lógico e até cronológico, chegou-se à conclusão de que Deus agiu da seguinte maneira para nos salvar:
Primeiro, Ele nos amou na eternidade, depois nos predestinou para sermos conformes à imagem do Seu Filho (Rm 8.29). Depois nos chamou pela pregação do evangelho, nos deu Seu Espírito que nos fez regenerados, depois nos convertemos através do arrependimento e da fé, assim somos justificados, adotados na família de Deus, caminhamos em santificação, perseveramos, passamos pela morte física e depois somos glorificados.
Paulo diz que dá graças a Deus pelos tessalonicenses, que foram amados pelo Senhor. Aqui ele fala do motivo que levou Deus a nos salvar, isto é, exclusivamente Seu amor e nada mais. Depois Paulo diz sobre a eleição. Por ter Deus nos amado, ele nos escolheu desde o princípio para a salvação. Combina com o que ele vai dizer aos romanos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” (Rm 8.29). “Conhecer” aqui é o mesmo que “amar”. “De antemão” é o mesmo que “desde o princípio”.
Depois Paulo fala: “pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho”. Aqui Paulo mostra o processo inverso, um recurso literário chamado “quiasmo”, onde se inverte uma certa sequência para cruzar com as demais em forma de X. Na sequência normal seria: o evangelho é pregado, por ele somos chamados, então cremos na verdade (conversão) e assim somos santificados pelo Espírito na nossa vida cristã.
Paulo finaliza com a glorificação. Ele diz: “Para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”. Desta forma, temos aqui nestes dois versículos, todo o processo da salvação descrito pelo apóstolo Paulo: o amor de Deus por nós, a eleição, o chamado pela pregação do evangelho, a conversão, a santificação e a glorificação.
Vemos aqui a Trindade trabalhando:
Deus elegeu, o Espírito santifica para levarem os salvos à glória de Jesus
Cristo! E Paulo dá graças a Deus pelos crentes. Não somente pela obra que Deus
fez e está fazendo por eles, mas especialmente pela obra que Deus fez e
está fazendo neles! Os salvos não são apenas por quem Deus
trabalha, mas em quem Deus trabalha! Somos feitura dEle, criados em
Cristo Jesus (Ef 2.10).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário