Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0331 - ESCRAVOS NA HERANÇA

 


O escravo prudente dominará sobre o filho que causa vergonha e, entre os irmãos, terá parte na herança” (Pv 17.2).


O caso mais conhecido da Bíblia sobre um escravo que se tornou senhor de uma nação é o caso de José, filho de Jacó, que ficou conhecido como José do Egito, embora não fosse do Egito. A saga de sua história já é conhecida de todos e várias pregações já foram inspiradas neste acontecimento. Vendido por seus irmãos a uma caravana de comerciantes de escravos, foi parar no Egito, onde se tornou escravo por 13 anos e governador por 80!

Alguns homens da Bíblia, por não terem filhos, queriam fazer de seu escravo o herdeiro, como foi a intenção de Abraão com seu servo Eliézer (Gn 15.3). Houve o caso de um israelita, da família de Gileade que, por não ter filhos, senão filhas, deu sua filha por esposa a um escravo egípcio que ele tinha (1Cr 2.34,35).

Salomão está, neste provérbio, repreendendo com desprezo ao filho que desonra seus pais. Melhor é um escravo prudente do que um filho que causa vergonha em seus pais. De fato, a história nos mostra alguns casos em que senhores passaram a herança para escravos prudentes no meio de seus filhos, visto serem estes filhos imprudentes e vergonhosos.

Israel também foi considerado filho de Deus, como disse Oseias 11.1: “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho”. Entretanto, Israel foi filho que desonrou a Deus, que Lhe desprezou. Sendo assim, Deus escolheu participar de Sua herança os gentios, piores que escravos! O apóstolo Pedro diz em sua carta: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus... vós, sim, que antes não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus” (1Pe 2.9,10).

Paulo também diz aos gálatas que éramos como escravos enquanto estávamos sujeitos aos rudimentos do mundo, mas vindo Jesus, nos resgatou da maldição da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E isso Ele nos garantiu, enviando sobre nós o Espírito de Seu Filho que nos faz clamar “Aba, Pai”.  E Paulo finaliza, dizendo: “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (Gl 4.1-7).

Todavia, nós não éramos escravos prudentes! Salomão diz que o escravo prudente governa sobre os filhos. Não é nosso caso. Nós éramos escravos do pecado! Para que hoje tivéssemos a herança entre os filhos de Deus, foi necessário que o Filho de Deus Se fizesse escravo em nosso lugar. E foi exatamente o que Ele fez! Em Isaías, Ele é chamado profeticamente de “o Servo do Senhor”. Por que esse título? Porque quando o Filho de Deus viesse, Ele viria em forma de escravo, quando Se tornasse em semelhança de homem (Fp 2.7).

Esta é a grandiosa realidade. Hoje somos escravos que têm herança entre os filhos, não porque somos prudentes, mas porque o Filho Se fez escravo entre nós, carregou a nossa maldição e nos fez aceitos diante do Pai!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: