Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0325 - O LIVRO DA NOSSA VIDA, O MAL E A GLÓRIA DE DEUS

 


Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sl 139.16).


Desde cedo, a gente aprende que Deus está escrevendo tudo o que a gente faz. As crianças são ensinadas (e às vezes até amedrontadas) que Deus tem um anjo escrevendo tudo o que a gente faz num livro e depois passa o relatório para Ele. Nada mais longe da realidade... aliás, é o exato oposto da realidade.

O texto de hoje nos fala de maneira clara que foi exatamente o contrário: Deus escreveu no livro todos os nossos dias, antes que qualquer um deles existisse! E o salmista ainda enfatiza: “cada um deles escrito e determinado”! Não há como fugir da clareza deste versículo. Tudo que acontece na vida de cada pessoa no universo foi determinado por Deus. Dizer o contrário disso é dizer que há forças que fazem coisas acontecerem que Deus não domina.

Quando falamos sobre isso, logo vem à mente humana a questão do mal, das coisas ruins que acontecem todos os dias e logo as pessoas concluem que Deus não pode ter ordenado isso. Mas não é isso que encontramos na Bíblia. Jeremias disse: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lm 3.37,38).

Entretanto, Deus não decreta o mal como um pecado brotando de dentro dEle, pois Ele é bom e dEle procede toda boa dádiva e todo dom perfeito (Tg 1.17). Tudo que vem de Deus é bom, Ele não pode pecar. Deus decreta o mal, mas as criaturas que Ele decretou que pratiquem o mal é que cometem pecado. Não Deus. Quando os irmãos de José o venderam, ele ficou escravo e prisioneiro no Egito por 13 anos, ou seja, Deus decretou o mal, mas quem pecou foram os irmãos de José. Porém Deus transformou aquele mal em bem, quando elevou José ao trono e salvou seus próprios irmãos que o venderam (Gn 50.20)!

Alguém pode dizer que não foi Deus que decretou aquele mal. Foi quem, então? Há alguém mais poderoso ou igual a Deus, para concorrer com Ele nos acontecimentos do universo? Houve inclusive um mal maior que esse e maior que todos os males, que foi decretado por Deus, o maior mal que já existiu na história da humanidade, a morte de Seu Filho, e em At 4.27,28 diz que foi Deus quem o decretou. Deus decretou este mal, mas os homens o executaram com a perversidade proveniente de seus próprios corações. Mesmo assim, dali, Deus retirou o maior bem, que é a nossa salvação! Deus decretou aquele mal, mas não mandou ninguém matar Seu Filho. Aliás, se Deus mandasse, logo não seria pecado. Ao contrário, pecado seria desobedecer e não matar. Ou seja, há uma diferença entre o que Deus decreta e o que Ele manda; um fala de Sua vontade decretiva e outro de Sua vontade preceptiva; vontade oculta e vontade revelada; Seu desejo soberano e Seu desejo moral para Suas criaturas. Na vontade oculta, Deus estabeleceu a morte de Jesus, inclusive as pessoas que iriam matá-lo (Ap 13.8). Mas na vontade revelada ou moral para os homens, Deus proíbe o assassinato (Êx 20.13)! Aqueles homens quebraram a lei de Deus por seu pecado, mas estavam cumprindo os decretos eternos de Deus! Nosso Deus cumpriu Seus decretos por meio do mal que Ele mesmo estabeleceu, porém, usando homens pecadores e desobedientes à Sua lei para cumprir tudo isso.

Todas as coisas que acontecem na nossa vida, sejam boas ou ruins, foram determinadas por Deus desde sempre, para que através disso, seja o bem ou o mal que vier nos acontecer, os bons planos do Senhor sejam mostrados e Seu nome glorificado. As coisas não têm que ser boas para nós, elas têm que glorificar a Deus. Somente quando Deus é glorificado é que tudo é bom. E todas as coisas hão de glorificar a Deus, até as mais improváveis, como disse o salmista: “Até a ira humana há de louvar-te; e dos resíduos das iras te cinges” (Sl 76.10).

Sua vida não é um acaso, não é um livro que está sendo escrito, muito menos por você. Deus não joga dados nem deixa o destino do homem em sua mão. Ele já fechou a última página de nossas vidas com a capa final. Todas as coisas têm um propósito e, se Deus te chamou para Seu bom propósito, então tudo o que acontecer com você irá cooperar para seu bem eterno, para que Deus seja glorificado, porque é isto que vai acontecer (Rm 8.28)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário