Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 16 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0332 - O NOBRE PROJETA COISAS NOBRES

 


Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará” (Is 32.8)


Isaías 32 é um capítulo messiânico, como bem podemos ver através do v. 1. O rei que reinará com justiça, a que este versículo se refere, obviamente é Jesus Cristo. Os príncipes que governarão em retidão são os Seus fiéis. A promessa é que este homem servirá de refúgio e esconderijo, ribeiro e sombra para os seus governados (v. 2). Todas as atenções estarão voltadas para Ele e não haverá dificuldade alguma em compreendê-lo (vs. 3,4)!

Pelo versículo 5, entendemos que a inversão de valores morais não vai mais existir. Diz assim: “Ao vil nunca mais se chamará liberal; e do avarento nunca mais se dirá que é generoso” (ACR). Ou como diz na Versão Atualizada: “Ao louco nunca mais se chamará nobre, e do fraudulento jamais se dirá que é magnânimo”.

Nós vivemos em uma sociedade na qual inverter os valores é considerado uma virtude! É incrível como os formadores de opinião da nossa cultura elogiam o que é imoral, tentando colorir a iniquidade com tintas de admiração! A massa de manobra é levada como manada. Nem querem saber para onde estão correndo. Fazem isso porque estão seguindo a corrida dos animais que vão à frente...

No v. 6, o profeta explica porque não se pode criar esperança em cima de ideais políticos e sociológicos. Ele diz que o vil (ou o louco, dependendo da versão) fala loucamente (no heb. nabal nebalah yedabber), ou seja, “o tolo só fala tolice”. Não tem como sair outra coisa de seus lábios, pois é isso que ele é – um tolo. Não tem como você esperar que um pepinal produza laranjas! Só pode produzir aquilo que lhe é próprio. Jesus disse isso também aos fariseus que blasfemaram contra o Espírito Santo: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34). Assim também não tem como esperarmos melhoras de políticos, porque os homens são maus.

Ideologias que defendem a liderança feita por operários e gente considerada humilhada conquistam muitos simpatizantes e defensores, no entanto, quando alguém dessa classe chega ao poder, só consegue humilhar e pisar, como aconteceu a ele quando estava lá em baixo. O discurso sempre é que aquele indivíduo veio do povo, veio de baixo, por isso vai entender os problemas dos pobres, pois já passou por aquilo. Mas nunca é o que acontece. O v. 7 explica isso, dizendo que “as armas do avarento são más; ele maquina intrigas para arruinar os desvalidos, com palavras falsas, ainda quando a causa dos pobres é justa”!

A solução para isso é o versículo que nós lemos, o v. 8: “O nobre projeta coisas nobres”, ou seja, é isto que é seu coração – nobre. O hebraico também pode ser traduzido por “liberal, ou generoso”. Ele projeta coisas nobres, generosas, como ele é. Ainda diz que nisso ele se mantém, pois não pode dar fruto diferente daquilo que está em sua natureza. Este é o nosso Senhor, que veio, não de baixo, mas do alto, não do meio do povo, mas da glória do Pai para governar com justiça para sempre! João Batista disse isto sobre Jesus: Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos(Jo 3.31).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: