Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0337 - O VINHO E O ESPÍRITO

 


E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).


No meio cristão há um debate sobre a questão da bebida alcoólica. As pessoas perguntam se pode beber, se a Bíblia permite ingerir bebidas alcoólicas ou se há proibição dessa prática. Alguns sugerem que a proibição é apenas de se embriagar, dizendo que é somente isso que é pecado, mas que se você beber moderadamente não há pecado algum nisso; outros dizem que a Bíblia ordena a abstenção total e assim por diante.

Há também debates intensos sobre como era o vinho nos tempos bíblicos. Alguns dizem que havia adição de álcool, outros alegam que o vinho fermentava por si só, alguns dizem que não era proibido beber o vinho puro, mas sim o fermentado ou alcoolizado, ainda outros dizem que o vinho fermentado ou alcoolizado era também ingerido pelas pessoas daquela época, inclusive Jesus... no fim das contas, em geral funciona assim: quem gosta de beber, defende que não há proibição; quem não bebe, alega que a Bíblia é abstêmia por completo.

O que é de se estranhar é que essa discussão no meio dos crentes não envolve tanto a segunda parte do versículo como a primeira! As discussões giram em torno do vinho e não do Espírito! As pessoas quase brigam sobre a interpretação da primeira parte, mas quase não se ouve falar da segunda... O vinho e a embriaguez estão sempre presentes nos assuntos sobre o tema, mas ser cheio do Espírito é algo sobre o que não se diz muito...

Paulo diz que no vinho há devassidão, dissolução, excesso, extravagância. Ele não diz que a dissolução está na embriaguez, mas no vinho. A palavra grega para dissolução é curiosa: asōtia. Literalmente, quer dizer “não salvar”. Claro que não está falando da salvação em Cristo, mas se refere a “não poupar, não guardar, ser extravagante, desregrado, dissoluto”. O crente não deve gastar seus recursos para buscar alegria em supostos estimulantes de serotonina, mas devem-se satisfazer em Cristo e nEle serem felizes plenamente!

Quando Paulo diz para sermos cheios do Espírito, na verdade ele diz que devemos nos encher no Espírito. Assim está no grego. Não é com o Espírito ou do Espírito. Você pode encher uma xícara de ou com a água da chaleira, mas para encher a xícara na água, você precisa colocá-la dentro da chaleira! É isso que o apóstolo quer dizer. O crente deve ser cheio no Espírito! Ele deve estar mergulhado no Espírito! Não é uma questão de quanto temos do Espírito, mas de quanto o Espírito tem de nós!

Talvez a pergunta certa não seja se a Bíblia aceita crentes que bebem vinho, mas se a Bíblia aceita crentes vazios do Espírito de Deus. Uma sugestão que fica para os crentes é a seguinte: encha-se no Espírito e então, apenas quando estiver plenamente cheio nEle, veja qual será seu interesse pela bebida.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário