Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0326 - LOUCOS POR CAUSA DE CRISTO?

 


Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis” (1Co 4.10).


É muito comum ouvir de alguns crentes a frase do início deste versículo: “Nós somos loucos por amor a Cristo”... e com isso justificam muitas loucuras mesmo, feitas em nome do evangelho. Há muito tipo de aberrações feitas no meio das igrejas evangélicas, usando erradamente o sentido deste versículo, que iremos ver agora.

O contexto dos 4 primeiros capítulos desta carta diz respeito à divisão que existia na igreja de Corinto, onde grupinhos se repartiam, alegando pertencer a algum líder, fosse Paulo, Apolo, Pedro ou até mesmo Cristo. Paulo os repreende, dizendo, entre outras coisas, que eles eram apenas ministros (servos) de Cristo (v. 1).

No v. 6, Paulo admoesta aos coríntios que chamou a atenção deles para evitar que eles fossem além do que deveriam, assim como os próprios apóstolos. Ninguém deve se ensoberbecer por nada, pois tudo o que temos e somos vem de Deus (v. 7).

Do v. 8 ao 13, o apóstolo, na verdade, se utiliza de uma figura de linguagem conhecida como ironia, quando o escritor zomba de seus leitores. Como quando dizemos para alguém que é medroso, por exemplo, que ele é um exemplo de coragem, quando todo mundo sabe que é medroso. Paulo diz que os coríntios já estavam fartos e ricos, chegavam a reinar sem os apóstolos (v. 8), mas aí mesmo no v. 8 ele mostra que está sendo irônico, quando diz: “quem dera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco”. Ele continua em tom de ironia até o v. 13.

Por isso, no v. 10, entendemos que o apóstolo, quando diz “nós somos loucos e vós sábios”, ele quer dizer exatamente o contrário. Como se dissesse: “até parece que nós somos loucos e vocês é que são sábios”... “até parece que nós somos fracos e vocês fortes”... e assim por diante. Paulo está apenas usando essa ironia para mostrar aos crentes daquela igreja o lugar verdadeiro deles. E o objetivo é para que eles aprendam a não se orgulhar. Como Paulo conclui no v. 14: “Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados”. Com uma palavra dessa, os coríntios deviam ter ficado envergonhados!

Não use esta frase para cometer tolices e idiotices em nome de Cristo, como muitos já o fazem vergonhosamente. Ela não quer dizer que Cristo deseja seguidores loucos. Pelo contrário, se com isso Paulo quis dizer que os loucos eram os coríntios, e de fato foi isso que ele quis dizer, então essa é uma atitude condenável e não louvável. Cristo quer seguidores humildes, sóbrios, que saibam se posicionar dentro daquilo para o que foram chamados e não loucos desvairados que escandalizam Seu santo nome por aí.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: