“O Pai ama o Filho e
entregou todas as coisas nas mãos dele” (Jo 3.35 – NAA).
Traz algumas implicações sérias e práticas para nós o fato de Deus ser três Pessoas, cada Pessoa plenamente Deus, todavia só havendo um Deus. A doutrina da Trindade não é apenas um quebra-cabeça da teologia cristã. Ela é uma verdade com decorrências poderosas e sine qua non, isto é, “sem a qual não” seriam sustentadas outras verdades da nossa fé.
O fato de Jesus ser plenamente homem significa que Ele nos representa perfeitamente diante de Deus, sendo nosso representante espiritual para a perfeição e vida, como Adão foi para nós no que diz respeito ao pecado e à morte. Tendo Jesus vivido perfeitamente como homem, então todo homem que nEle crê é justificado diante de Deus.
Mas também o fato de Jesus ser Deus é de suma importância para a verdade na qual estamos firmes. Pois, se Ele não fosse Deus, jamais poderia representar Deus para nós quando esteve aqui na terra. João diz que o Deus unigênito que está no seio do Pai foi Quem revelou Deus aos homens (Jo 1.18). Por isso Paulo diz que Jesus Cristo, Homem, é mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5), pois tanto nos representa diante de Deus sendo homem, como representa Deus diante de nós, sendo Deus.
Anselmo de Cantuária dizia que Deus Se fez homem porque o homem deve pagar pelo pecado, mas não pode; Deus pode, mas não deve. Então Deus, podendo pagar pelo pecado, Se fez homem para assumir a dívida. Estas verdades são centrais para nossa fé, portanto, não crer na Trindade desmoronaria o alicerce da fé cristã.
Crer que o Espírito Santo é Deus também é fundamental para nosso cristianismo ser legítimo. Se o Espírito Santo não fosse Deus, então Jesus seria mentiroso quando disse que Ele e o Pai morariam em nós (Jo 14.23). De que forma Deus habita em nós? Pelo Seu Espírito Santo. No v. 17, Jesus diz que Ele (o Espírito) estará em Seus discípulos!
Outra implicação gloriosa sobre a Trindade para as nossas vidas é que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Se Deus é três Pessoas em uma unidade divina, significa que somos também várias pessoas em uma unidade humana. Ainda mais que isso, somos uma unidade no relacionamento matrimonial, uma só carne e, ainda mais do que isso, somos uma unidade espiritual na diversidade de membros do corpo de Cristo!
Além do mais, Deus ser três Pessoas mostra Sua independência
da criação. Se Ele fosse eternamente uma Pessoa apenas, como alegam os
unicistas (modalistas), então Ele criaria a humanidade ou os anjos por uma
questão de necessidade de companhia, mas isso é tolice, pois Deus é satisfeito
em Si mesmo, tanto em Sua unidade divina, quanto em Sua tripla pessoalidade!
Que todo aquele que for verdadeiro cristão confesse profundamente as maravilhas
da Trindade! E todo aquele que negar, como diziam os antigos pais, seja
anátema!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário