Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

SÉRIE: AS MARAVILHAS DA TRINDADE (PARTE 06)

 


E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz:E todos os anjos de Deus o adorem’” (Hb 1.6).


Quando a igreja afirma que cada Pessoa da bendita Trindade é Deus, ela está apenas repetindo de forma dogmática aquilo que a Bíblia já demonstra, embora a Bíblia não tenha a intenção de dogmatizar. Para crer que o Filho é Deus, assim como também o Espírito Santo, é necessário que a Bíblia mostre que o Filho e o Espírito possuem os mesmos atributos incomunicáveis de Deus Pai. E isso é exatamente o que vemos na Escritura.

Atributos incomunicáveis são qualidades próprias de Deus que Ele não compartilha com nenhuma de Suas criaturas. Os atributos comunicáveis são características de Deus que Ele distribuiu aos seres criados. Por exemplo, o amor é um atributo divino e, embora o homem não ame perfeitamente como Deus, ainda assim o ser humano ama. Por outro lado, Deus é onisciente, isto é, Ele sabe de todas as coisas, passadas, presentes, futuras e subjuntivas! Homens e anjos jamais poderão saber de tudo!

Quando falamos do Filho de Deus, então Seus atributos são os mesmos atributos do Pai. Assim como o Pai é onisciente, Jesus também é. O apóstolo João afirmou que Jesus conhecia a todos os que O rodeavam e não confiava neles (Jo 2.24). Diz também que Jesus já sabia quem eram os que não criam e quem O havia de trair (Jo 6.64).

A onipotência também é um atributo incomunicável de Deus. Todo mundo pode um pouco e alguns podem muito, mas somente Deus pode tudo! Mas o que Jesus diz a Seus discípulos depois de ressuscitado? “Todo poder me foi dado nos céus e na terra” (Mt 28.18). Em João 5.22, Jesus disse que o Pai Lhe confiou todo julgamento! Somente Deus pode julgar e Jesus disse que julgará a todos! Portanto, Jesus é Deus!

De igual forma o Espírito também é Deus. Paulo diz que o Espírito sonda todas as coisas, inclusive as profundezas de Deus (1Co 2.10). Sabemos que ninguém pode conhecer a Deus totalmente, mas se o Espírito assim O conhece é porque Ele é Deus! O Espírito Santo também é onividente, isto é, Ele vê todas as coisas. Em Ap 5.6, João vê o Cordeiro, que é Cristo, com 7 chifres e 7 olhos. O número 7 representa a totalidade; chifre simboliza poder; então quando se diz que o Cordeiro tinha 7 chifres, quer dizer que Ele tem todo poder.

Os 7 olhos, João diz que são os 7 Espíritos de Deus. Sabemos que Deus não tem 7 Espíritos. Mas isto é apenas um modo simbólico de falar que o Espírito de Deus vê todas as coisas! É isto que representa 7 olhos – onividência!

Somente Deus pode ser adorado e, exatamente aqui, no cap. 5 de Apocalipse, na visão que João tem do Cordeiro, que é Cristo, Ele é adorado: “E os quatro seres viventes respondiam: ‘Amém!’ Também os anciãos se prostraram e adoraram” (v. 14). Se só ao Senhor teu Deus adorarás é o que Jesus disse ao diabo e, logo a seguir, o próprio Jesus recebe adoração, ou Ele é um mentiroso, ou Ele é verdadeiro Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário