Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

SÉRIE: AS MARAVILHAS DA TRINDADE (PARTE 02)



Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14.8,9).


A doutrina da Trindade sofreu sérios mal-entendidos e, por causa disso, algumas heresias entraram no seio da igreja patrística. Versículos como este trouxeram uma compreensão errada acerca da Trindade e alguns erros doutrinários surgiram, como, por exemplo, o “modalismo”.

Essa heresia é chamada de modalismo porque acredita que só há uma Pessoa na divindade e que esta Pessoa Se manifesta de três modos diferentes, daí o nome “modalismo”. Ela diz que no AT, Deus Se manifestou como Pai; nos Evangelhos, Ele Se manifestou como Filho; e do Pentecostes em Atos 2 para cá, Ele Se manifesta como Espírito Santo; mas nega que são três Pessoas, afirmando apenas uma. Creio que já ouvimos falar isso até mesmo em nossos dias...

Embora esse ensino pareça querer preservar a unidade de Deus, todavia, cai no erro de desconsiderar Sua relação. É muito claro que Deus é um Deus relacional, não apenas com Sua criação, mas essencialmente entre as Pessoas da Trindade. O Pai tem relação com o Filho desde a eternidade, como lemos em Jo 17.5. No batismo de Jesus, as três Pessoas são ali manifestas de modo distinto: o Filho nas águas, o Espírito sobre Ele em forma de pomba e a voz do Pai dando testemunho dos altos céus (Mt 3.16,17).

Infelizmente, o erro do modalismo permanece até hoje, com o nome de “unicismo”. As igrejas unicistas ainda ensinam que há somente uma Pessoa na divindade que Se manifestou de três modos. Mas isso é heresia e confunde completamente inclusive a relação de Jesus com o Pai quando Ele esteve na terra. Jesus orava ao Pai constantemente. Se fosse a mesma Pessoa, isso seria um embuste da parte de Cristo, ou uma verdadeira esquizofrenia! Principalmente na cruz, quando Ele clamou de agonia pelo abandono do Pai. Como poderia Cristo abandonar-Se a Si mesmo e ainda agonizar por isso, chamando a Si mesmo de Seu próprio Pai? Isso é insanidade!

Não admita o erro modalista de nossos dias. Ele torna Deus dependente de Suas criaturas para desenvolver relação, visto que, se Deus é apenas uma só Pessoa, com quem Ele Se relacionava na eternidade, antes de criar qualquer coisa? Ele precisou criar anjos e homens para ter relacionamento? É certo que não. Jesus disse que desfrutava de glória com o Pai antes que houvesse mundo (Jo 17.5).

Ainda mais, se Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, como diz Moisés: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1.27), então o fato de o ser humano ter sido criado como homem e mulher foi para se parecer com o relacionamento de Deus. Os seres humanos têm relação entre si porque Deus tem relação entre Si, caso contrário jamais seríamos como a imagem de Deus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário