“Disse o SENHOR ao
meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por
escabelo dos teus pés” (Sl 110.1).
Um dos textos mais claros, profeticamente falando, acerca da distinção entre as duas Pessoas da Trindade (o Pai e o Filho), no AT é este do Salmo 110. Todos sabem que o salmo é messiânico, isto é, aponta para Cristo, o Messias. As duas palavras “Senhor”, no hebraico, são diferentes uma da outra. A primeira é Yahweh e a segunda é Adonai. Então não adianta dizer que o segundo “Senhor” aqui se trata de Davi. Não! Fala de alguém superior a Davi, que todos, inclusive judeus, sabem ser o Messias.
“Estando reunidos os fariseus, Jesus lhes perguntou: O que vocês pensam do Cristo? De quem é filho? Eles responderam: De Davi. E Jesus perguntou: Então, como é que Davi, pelo Espírito, chama o Cristo de Senhor, dizendo: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés’? Portanto, se Davi o chama de Senhor, como ele pode ser filho de Davi?” (Mt 22.41-45 – NAA).
O próprio Jesus interpreta este salmo, afirmando que o “Senhor” (Adonai) que recebe a promessa do “Senhor” (Yahweh), trata-se dEle mesmo, isto é, Jesus é o Cristo profetizado por este Salmo. Em nossas Bíblias, a palavra “Senhor” (Yahweh) sempre aparece com letras maiúsculas, enquanto que “Senhor” com letras minúsculas refere-se a Adonai (salvo alguns erros de tradução). No Salmo 110.5 diz que o Senhor (o Messias, que é o Cristo) ferirá os reis no dia da ira de Yahweh.
Para não restar dúvidas de que este salmo é um claro indício profético da divindade do Pai e do Filho, o autor aos Hebreus o interpreta junto com o Salmo 45.6,7 desta maneira: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros” (Hb 1.8,9). E finaliza o primeiro capítulo com este salmo aplicado a Cristo: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” (Hb 1.13).
Poderíamos usar vários textos do AT que apontam para a Trindade, ainda que de modo velado, mas estes salmos, bem como sua interpretação dada por ninguém menos que Cristo e o autor aos Hebreus, já nos bastam para vermos que os vestígios das três divinas Pessoas já estavam sendo desenhados desde as páginas da antiga aliança.
É maravilhoso saber que o Deus Pai confiou todas as coisas
às mãos do Deus Filho, isto porque Eles já Se relacionavam em perfeição e
plenitude desde a eternidade e ninguém melhor que o próprio Deus para receber a
confiança de Deus para executar Seu glorioso plano!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário