“A graça do Senhor
Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com
todos vocês” (2Co 13.13).
O Cristianismo é a única religião do mundo que crê na Trindade. O conceito da Trindade quer dizer que Deus é um só em divindade e, ao mesmo tempo, são três Pessoas em Sua individualidade. A princípio parece confuso e, apesar de ser um mistério ainda não desvendado por completo devido à nossa limitação mental, a doutrina é bíblica e evidente.
Na doutrina da Trindade, nós dizemos que o Pai é Deus (Jo 14.1), o Filho é Deus (1Jo 5.20) e o Espírito Santo é Deus (At 5.3,4), mas só há um Deus (1Co 8.5). Dizemos também que o Pai não é o Filho nem o Espírito; o Filho não é o Pai nem o Espírito; e o Espírito não é o Pai nem o Filho – são distintos como Pessoa. Ainda declaramos que o Pai é eterno e não criado; o Filho é eterno, não criado, mas eternamente gerado do Pai; e o Espírito é eterno, não criado nem gerado, mas eternamente procedente do Pai e do Filho.
Na Trindade não há três deuses, isso seria triteísmo. Na Trindade não há um henoteísmo, isto é, um Deus acima de outros deuses. O que existe na Trindade é igualdade de essência e diferença nas relações. Na Trindade, o Pai glorifica o Filho, este glorifica o Pai e Eles Se amam no Espírito! A palavra “Trindade” não existe na Bíblia, mas seu conceito é totalmente bíblico. A palavra “onisciência” também não existe na Bíblia, mas sabemos que Deus é onisciente por causa do conceito que esta palavra encerra.
A relação na Trindade é eterna. O Filho sempre foi Filho em relação a Deus Pai, por isso se diz que Ele é eternamente gerado e não criado, ou seja, desde sempre Sua relação com o Pai foi de Filho para Pai. Quando se diz nesta doutrina que o Filho é eternamente gerado, não está se referindo à geração do Filho no ventre de Maria, mas se refere à Sua relação com Deus Pai, de Filho para Pai, desde a eternidade.
O apóstolo Paulo diz que há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos (1Co 8.5), mas ele diz também que há um só Senhor, a saber, Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas existem (v. 6). Vemos aqui que todas as coisas foram criadas por Deus, mas por meio de Jesus Cristo. No cap. 12.4-6, Paulo diz que os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo, a saber, o Espírito Santo; os serviços são diversos, mas o Senhor é o mesmo, ou seja, Jesus; as realizações são diversas, mas é o mesmo Deus que opera, isto é, Deus Pai.
Crer na Trindade é essencial para o verdadeiro Cristianismo.
O apóstolo João diz: “Todo aquele que
nega o Filho, esse não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem igualmente
o Pai”. Você não pode negar o Filho e ainda assim ser um verdadeiro
cristão. É preciso crer que há um só Deus em três Pessoas Divinas.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
LOUVADO SEJA O NOSSO PODEROSO, INEFÁVEL, INDELÉVEL, INCOMENSURÁVEL, DESCOMUNAL,INDIZÍVEL,INFALÍVEL E MARAVILHOSO DEUS, A ELE E SÓ A ELE TODO LOUVOR, HONRA, GLÓRIA, PODER, DOMÍNIO E AMÉM.
ResponderExcluirAleluia! Glória ao Seu nome!
Excluir