“Peçam e lhes será
dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês” (Mt 7.7
– NAA).
Diante de muitas pregações egoístas, onde ouvimos dizer que Deus está a nosso serviço e, quando pedimos com fé, Ele não pode deixar de atender, alguns outros pregadores partiram para o outro extremo e afirmam que a Bíblia nos proíbe pedir o que quer que seja. Porém, temos que dizer que ambas as afirmações estão equivocadas. Nem Deus é obrigado a fazer o que Lhe pedimos em oração, nem tampouco a Bíblia nos proíbe de pedir o que quer que seja.
Na realidade, a Bíblia nos incentiva a pedir sim, embora pedir não seja a única parte (nem a essencial) da oração. De modo geral, o homem tem um problema em pedir, ou melhor, dois: um é o problema de pedir demais... há pessoas que, como dizem por aí, quando não têm nada para pedir, pedem desculpa! Por outro lado, há outras pessoas que não têm coragem de pedir, ainda mais se for para si mesmas... Novamente, ambas as formas estão erradas. Nem devemos viver pedindo, nem tampouco devemos nos abster de pedir. Uma é egoísmo e a outra é autossuficiência.
Na oração, além da petição, há também outras expressões, a saber, adoração, gratidão, confissão, intercessão, etc. Mas estamos falando da petição. A Bíblia nos ensina a pedir da seguinte forma: em primeiro lugar, devemos pedir com perseverança (Lc 18.1). Há pessoas que dizem: Deus já sabe do que preciso, portanto, não ficarei pedindo. De fato, Ele sabe, porém, não nos proíbe que peçamos. A petição tem que ser realmente perseverante, pois demonstra nossa confiança e dependência daquele a Quem pedimos.
Em segundo lugar, nossa petição precisa ser feita com fé (Mc 11.24). A fé agrada a Deus (Hb 11.6). Pedir a Deus sem fé é o mesmo que esperar não receber. É bom lembrar que Deus não depende da nossa fé para nos responder. Ele pode nos atender ainda que não tenhamos fé. Mas a exigência bíblica é que a fé faça parte da nossa oração de petição. Deus pode responder sem que tenhamos fé; Deus pode responder, tendo nós a fé; Deus pode Se recusar a responder se não tivermos fé; ou Deus pode Se recusar a responder ainda que tenhamos fé.
Em terceiro lugar, nossas orações precisam estar de acordo com a vontade de Deus (1Jo 5.14). Algumas pessoas perguntam: Mas se for pedir para ser de acordo à vontade de Deus, então pra que pedir? Bem, a resposta é simples e já foi dada por nosso Senhor: para que “santificado seja o Teu nome” (Mt 6.9)! Todas as vezes que pedimos segundo a nossa vontade, nosso nome é que será glorificado; mas quando pedimos segundo a vontade de Deus, então submetemos a nossa vontade à dEle e nos alegramos que somente o nome dEle seja glorificado.
Então, peçam e lhes
será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.
Insista, creia, mas submeta seu pedido sempre à vontade sábia e soberana de
Deus. Daqui a alguns dias, já estaremos sabendo orar segundo Sua vontade e
então, teremos menos “nãos” como resposta!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém.
ResponderExcluir