“Quem se exaltar será
humilhado; e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23.12).
As pessoas confundem este versículo e o transformam em um dito popular, como já conhecemos: “os humilhados serão exaltados”. Mas isso jamais está na Bíblia. Nunca saiu dos lábios do nosso Senhor essa frase, nem de Seus apóstolos. Aparentemente, não há diferença. Mas na realidade há uma enorme diferença entre os sentidos de ambas as frases.
A frase popular dá a entender que Deus vindicará as pessoas que foram humilhadas por outras. Transmite a ideia de que Deus está a nosso serviço para vingar as humilhações que nós passamos aqui na terra de pessoas arrogantes e orgulhosas que nos humilharam. Parece que Deus está envolvido nas pirracinhas que os seres humanos fazem uns com os outros e, no fim das contas, Ele tomará partido de alguém.
Muitos crentes tomaram por certo esse ditado popular. Canções inúmeras falam daquelas pessoas que te humilharam e que um dia verão o quanto Deus te exaltou e ficarão envergonhadas, enquanto você será exaltado. Pregações incontáveis falam que o tempo do seu cativeiro acabou, que as pessoas que te humilharam agora serão humilhadas, porque Deus tomou a sua causa e vai te honrar, etc., etc.
Nada mais longe da verdade do que isso! Observe agora a frase do nosso Senhor (e veja que ela é repetida também em Lc 14.11; 18.14). Aqui em Mateus, o contexto é que Jesus está censurando os fariseus e escribas de Sua época, que eram arrogantes e soberbos. Se você for como eles, diz Jesus, então você será humilhado, mas se você se humilhar – observe, não é ser humilhado pelos outros, mas você mesmo se humilhar, então você será exaltado!
Da mesma forma em Lucas. Jesus está ensinando aos fariseus como eles deviam se comportar. Sempre a tônica é a mesma: você deve se comportar com humildade e não com orgulho. Na parábola do fariseu e do publicano, Jesus mostra que na oração do fariseu, ele se apresentou a Deus com muitos recursos irrecusáveis para ser recebido por Deus; já o publicano reconheceu que nada tinha que pudesse oferecer a Deus! No caso, o fariseu se exaltou e o publicano se humilhou. Este seria exaltado por Deus, enquanto o fariseu, humilhado.
Portanto, não espere que Deus venha te exaltar porque tem pessoas te humilhando. O que Jesus requer de você é que você se reconheça pecador e se humilhe a si mesmo diante de Deus. Quando você fizer isso, a humilhação que outros te causarem pouco importa. O que importa é que você mesmo já está se humilhando diante de Deus, pois se reconhece como inútil e falido.
Tiago e Pedro falam isso de outro modo: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos
exaltará” (Tg 4.10); “Humilhai-vos,
pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (1Pe 5.6). A exaltação de Deus vem para pessoas que se humilham a si mesmas por
se reconhecerem pecadoras e não para bebês chorões que ficam pelos cantos
emburrados porque foram humilhados pelos outros.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário