Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0464 - NEGAÇÃO OU CONFISSÃO?

 


Então, a donzela que guardava a porta, disse a Pedro: Não és tu também um dos discípulos deste homem? Disse ele: Eu não sou” (Jo 18.17 – KJF).


A vergonhosa história da negação de Pedro nos traz algumas lições relevantes, mas muitíssimo sérias no que diz respeito a conhecermos a Deus e a nós. Certamente, Pedro não duvidava de seu próprio caráter, quando disse ao Senhor que jamais O abandonaria. Ele não achou que seria covarde diante de uma menina empregada, uma porteira da casa do sumo sacerdote. Aliás, ele imaginava que encararia até o próprio sumo sacerdote para defender seu Mestre.

As lições começam aqui, quando nós também garantimos coisas ao nosso Senhor que não temos condição de manter. São impulsos do nosso eu, nossa autossuficiência, o orgulho antecipado que, ao menor sinal de perigo, acionam nosso mecanismo de autodefesa, renegando a própria fé.

Algo curioso é que João contrasta a fala de Pedro com a fala de Jesus diante do perigo. Pedro se preservou, amou a sua vida, quando Jesus disse que quem amar a sua vida a perderá. Pedro, ao invés de dizer “eu sou um dos Seus discípulos”, ele disse “eu não sou”, enquanto que Jesus, diante do perigo, disse aos soldados: “Eu sou ele” (vs. 4-6).

Isto já nos mostra algo maravilhoso sobre Cristo: que Ele não pode negar-Se a Si mesmo, como disse Paulo a Timóteo: “Esta é uma palavra fiel: que, se morrermos com ele, também viveremos com ele; se sofrermos, também reinaremos com ele; se o negarmos, ele também nos negará; se não crermos, ainda assim ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2.11-13). Embora Jesus negue aqueles que O negam, entretanto, a Si mesmo Ele não pode negar, pois isso feriria Seu caráter perfeito!

Mas outra lição maravilhosa é que, diante desse cenário vergonhoso de Pedro negando seu Senhor, nós conhecemos o desfecho dessa história, quando Cristo ressurreto procurou a Pedro! “Para se cumprir a palavra que ele tinha dito: Dos que me deste nenhum deles eu perdi” (Jo 18.9). Em Jo 21.15-17, Jesus pergunta a Pedro se este O ama e, por três vezes, recebe a resposta que sim! Agora está perdoada a negação deste frágil discípulo! Com toda vergonha da culpa e decepção da autoconfiança, Pedro confessa que ama a Cristo!

Não são poucas as donzelas diante das quais nós temos negado nosso Salvador! São ainda inferiores àquela diante de quem Pedro O negou! Mas se somos um daqueles que o Pai deu ao Filho, de modo nenhum Ele nos perderá. Ele virá ao nosso encontro, algo pessoal e profundo, olhará em nossos olhos e perguntará se O amamos... qual será a sua resposta?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário