Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

SÉRIE: AS MARAVILHAS DA TRINDADE (PARTE 05)

 


Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (Jo 1.18).


O NT é muito abundante em referências às três Pessoas da Trindade. Nos Evangelhos lemos sobre o nascimento de Jesus, que o Espírito Santo (Deus Espírito) desceria sobre Maria, o poder do Altíssimo a cobriria com Sua sombra (Deus Pai) e o Ente Santo que dela nascesse seria chamado o Filho de Deus (Deus Filho). Igualmente nas águas do batismo, o Filho de Deus saindo das águas, o Espírito descendo sobre Ele e a voz do Pai é ouvida (Mt 3.16,17).

Por várias vezes Jesus refere-Se ao Pai como sendo uma Pessoa distinta dEle e, por muitas vezes também, refere-Se à Sua unidade indivisível com o Pai, a qual confere a Ele a substância divina. Seus momentos de oração na terra provam isso. Ele falava distintamente com o Pai na segunda pessoa (Mt 11.25). Antes da Sua ascensão, Jesus ordena o batismo, citando a Trindade (Mt 28.19). O Evangelho de João é o que mais prova a divindade de Cristo. Nele encontramos por várias vezes Jesus dizendo que é o “Eu Sou”, o nome de Deus! Ali também Tomé O chama de Senhor e DEUS (Jo 20.28)!

No livro de Atos, temos também abundantes referências sobre a Trindade, inclusive o cap. 5.3,4 nos provam que o Espírito Santo é Deus. Em 10.38 lemos sobre as três Pessoas: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. Muito claro: o Pai ungiu o Filho com o Espírito Santo! Curioso também o que Paulo diz em 20.28, que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue! Veja: quem derramou o sangue foi o Filho, e Paulo O chama de Deus!

Nas cartas então, aí é que temos mais confirmada essa doutrina. Em Rm 9.5 Paulo diz que Cristo é “Deus bendito”; ele também diz a Tito que Jesus é nosso grande Deus e Salvador (Tt 2.13); ele dá a bênção de 2Co 13.13 usando as três Pessoas; Pedro fala sobre a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo (2Pe 1.1), provando que Jesus é Deus; na primeira carta ele cita a Trindade (1Pe 1.2); Judas v. 20,21 também cita a Trindade: “Orando no Espírito... no amor de Deus... a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo”; e, no Apocalipse, temos o Alfa e o Ômega para Deus Pai (1.8) e também para Deus Filho (22.13).

Com tantas provas bíblicas acerca desta doutrina, entendemos que o ensino da Trindade é um ensino progressivo, revelado gradativamente pelas páginas da Escritura. E quando chega à nova aliança, esta doutrina é revelada de modo mais explícito, embora mais organizada pelos pais da igreja para evitar as heresias a respeito.

É uma doutrina maravilhosa, compreensível, mas não em sua totalidade, um mistério que nos humilha e exalta a glória de Deus, mostrando que Sua relação interna (chamada pelos teólogos de “intratrinitária”) é por demais suprema e nos leva a adorar a Deus de modo profundo e reverente!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário