Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0304 - UMA CHUVA, DUAS TERRAS

 


É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia (Hb 6.4-6).


Considerado um dos textos mais polêmicos da Bíblia, estes versículos que lemos nos falam das características de uma apostasia. Apostatar significa abandonar a fé. Nestes versículos, a palavra chave para perceber a apostasia é o verbo “caíram”.

Alguns afirmam que este trecho mostra que o salvo pode perder sua salvação. Outros dizem que se refere a uma advertência apenas, que, na realidade, não vai acontecer. Mas o que esse texto está dizendo? Ele diz não somente que algumas pessoas vão cair, mas diz também que estas pessoas não serão renovadas para arrependimento.

Deixemos os próximos versículos responderem a estes. Se nós observarmos, o v. 4 se refere a “aqueles”. Em contraste com esse “aqueles”, lemos no v. 9: “Quanto a vós outros, todavia, ó amados”. O termo “vós outros” contrasta com o termo “aqueles”. Então, no v. 4, o autor está falando de terceiros; já no v. 9 ele fala na 2ª pessoa: “vós outros”, isto é, os “amados”, os salvos.

Outra coisa é que a resposta está muito clara nos vs. 7,8: “Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada”.

O autor está dizendo claramente que dentro da igreja há dois tipos de terra: uma cultivada e outra rejeitada. Ambas recebem a chuva e a absorvem. A chuva que ele fala aqui são as coisas que ele cita nos vs. 4-6: a iluminação, o dom celestial, a boa Palavra de Deus, etc. Estas bênçãos Deus derrama sobre todos os que estão na igreja, salvos ou não.

Porém, na hora de dar o fruto, a terra cultivada produz “erva útil” e a terra rejeitada produz “espinhos e abrolhos”. A terra cultivada são os salvos, que produzem o fruto do Espírito, como resposta a essa chuva que recebem. A terra rejeitada são os não salvos dentro da igreja que, apesar de receberem dons e grandes experiências do mesmo Espírito, todavia, não podem produzir aquilo que não é de sua natureza. Só podem produzir espinhos e jamais fruto bom.

Que o Senhor nos livre de sermos terra abandonada. Poderemos até receber dons e experiências com o Espírito Santo e com a Palavra de Deus, mas é o fruto que vamos dar que vai nos dizer se somos apóstatas ou se somos salvos.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário