Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0296 - MAIOR COMPREENSÃO DO CRENTE, MAIOR GLÓRIA PARA DEUS!

 


Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas (Lc 18.35).


Lucas coloca o episódio da cura deste cego depois de uma conversa que Jesus teve com Seus discípulos, quando subiam para Jerusalém (v. 31). O teor da conversa era que tudo o que Deus havia dito por meio dos profetas sobre Seu Filho estava próximo para se cumprir. Jesus seria entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado, cuspido, açoitado, morto, mas ao terceiro dia Ele ressuscitaria (vs. 32,33)!

Então, no v. 34, Lucas faz uma observação sobre essa conversa de Jesus com Seus discípulos sobre Seu suplício. Lucas diz: “Eles, porém, nada compreenderam acerca destas coisas; e o sentido destas palavras era-lhes encoberto, de sorte que não percebiam o que ele dizia”. Somente depois dessa observação, é que o evangelista começa a narrar o encontro de Jesus com o cego de Jericó.

O que Lucas quer nos mostrar aqui é algo mais significativo do que a cura daquele cego. Ele quer mostrar que os olhos espirituais dos discípulos estavam tão fechados quanto os olhos físicos daquele homem de Jericó! Os discípulos eram incapazes de compreender o plano total de Deus para com Seu Filho em relação aos pecadores. A cura que Jesus realizou naquele cego foi também uma lição para Seus discípulos.

E a lição era a seguinte: enquanto eles não compreendessem a obra completa de Cristo, Deus não seria totalmente glorificado. Observe que depois da cura do cego de Jericó, não somente ele seguia a Jesus, glorificando a Deus, como também toda multidão, vendo isto, dava louvores a Deus (v. 43).

Os discípulos precisavam entender que não era somente a vida de Cristo que glorificava a Deus, mas, essencialmente Sua morte. Ele veio para ser obediente em vida até à morte. Quando os olhos dos discípulos foram abertos para isto, Deus realmente foi glorificado, pois todos eles deram suas vidas por amor ao evangelho, glorificando a Deus. Pedro glorificou a Deus em sua morte (Jo 21.19) e Paulo dizia que Cristo seria engrandecido em sua vida ou em sua morte (Fp 1.20).

Que o Senhor nos abra o entendimento para que nossas incompreensões não roubem a glória de Deus. Se os discípulos tivessem entendido a fala de Jesus sobre Sua morte e ressurreição, Deus já seria glorificado ali mesmo. Mas Deus foi glorificado com a abertura dos olhos de um cego em Jericó, até que Seu Filho fosse glorificar Seu nome na cruz do Calvário! Lembremo-nos sempre: quanto maior nossa compreensão da vontade de Deus, mais abundantemente Seu nome será glorificado!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário