Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0295 - A MORTE DE CRISTO NOS JUSTIFICA E NOS SANTIFICA

 


O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” (Gl 1.4).


A morte do nosso Senhor Jesus Cristo teve vários objetivos, mas o principal deles, o mais anunciado e conhecido no NT é que Ele morreu pelos nossos pecados. Cristo nunca pecou nem por natureza, nem por palavra, pensamento ou ação. Sua vida foi perfeita e livre de qualquer acusação.

No entanto, Ele morreu. O inocente pelo culpado, o perfeito pelo imperfeito, o justo pelo pecador. Sua morte foi para pagamento dos nossos pecados. Isso se chama justificação. Pela morte de Cristo, os que nEle creem, sobre si não pesa mais a alcunha de pecador, mas de justificado pela fé no Justo! Pois pela fé Deus atribui ao que crê a justiça de Seu Filho.

Mas Paulo prossegue, dizendo que Ele morreu também para nos desarraigar deste mundo perverso. Aqui já se trata da santificação. Na justificação, nossa dívida diante de Deus é cancelada; na santificação, nós vivemos nos removendo desta era repleta do mal. Observe que Deus não nos remove do mundo para depois nos considerar justos. Primeiro Ele nos justifica para que depois sejamos retirados deste mundo mau.

A palavra grega para “mundo” aqui é aiōnos, ou seja, esta era, este século maligno, esta era do mal, não o cosmos, não o mundo lugar, mas o sistema maligno, o ambiente pecaminoso que nos rodeia. A morte de Jesus tem também esse propósito, de nos remover do pecado deste século em que vivemos.

E Paulo diz que isto acontece segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Aprouve ao próprio Deus fazer com que a morte de Seu Filho tivesse efeitos vantajosos sobre nós, os que cremos em Seu nome. De fato, tem que ser mesmo por Sua vontade, pois qual o pai que daria seu filho para morrer em lugar de outrem? Por que razão a morte de Seu Filho traria vantagem para outrem e não para Si mesmo a não ser por vontade livre e amorosa de Deus?

Portanto, se hoje somos justificados, se hoje estamos sendo desentrelaçados deste mundo mau, isto se dá exclusivamente pela vontade de Deus!

Um dia seremos totalmente desarraigados deste mundo mau e nada terá dele em nós. Serviremos ao Senhor sem culpa alguma, como agora já não há culpa para os que creem. Mas também serviremos ao Senhor sem mancha alguma, sem a contaminação deste século maligno que nos rodeia. Esta é a vontade do Pai e Sua vontade não pode ser impedida!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário