Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0292 - RETIRA-TE DE MIM, SENHOR!

 


Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador (Lc 5.8).


Quando Deus planeja um encontro com pecadores, estes caem aterrorizados por terra. Aconteceu com vários personagens bíblicos, como Isaías, por exemplo, que viu a glória de Deus e afirmou que ia morrer (Is 6.5).

Aqui não foi diferente com Pedro. Jesus havia acabado de ensinar às multidões a partir do barco de Pedro (v. 3). Depois de terminar Seu ensino, ordena a eles que vão para mais longe ali no mar e lancem suas redes para a pesca (v. 4). Jesus pretende mostrar-lhes algo mais maravilhoso do que essa pesca maravilhosa que está para acontecer.

Pedro protestou, mas confiante na palavra de Jesus, resolveu lançar as redes. Quem sabe as palavras do ensino de Jesus a partir do seu barco às multidões levaram Pedro a pensar que podia de alguma forma lançar suas redes confiantemente? Ao fazê-lo, tantos peixes vêm em abundância, que precisam da ajuda dos outros companheiros para encherem ambos os barcos (v. 7)!

A primeira reação de Pedro diante de Jesus foi prostrar-se a Seus pés! Essa queda brusca de um experiente pescador diante de um jovem carpinteiro que de pescaria não entendia nada, mostra que Pedro imaginou algo mais naquele que lhe havia mandado lançar as redes. Prostrar revela adoração espantosa! No texto grego, primeiro ele pede a Jesus para retirar-Se dele e, ao fazer assim, Pedro está reconhecendo a santidade daquele diante de Quem está prostrado! Nossos pecados nos afastam do santo Deus! Foi assim que Isaías se viu perante o Deus três vezes Santo!

O outro reconhecimento de Pedro fala de seu estado pecaminoso diante de Deus! “Porque um homem pecador eu sou”! Assim diz ele no original. Há um contraste entre o homem que Pedro se vê e o Deus que ele vê, Jesus!

Por isso, no original, ele chama Jesus de Senhor por último! “Um homem pecador eu sou, Senhor”! Que bela construção de frase! Ele O chama “Senhor”! Reconhece que Jesus é o Dominador e Dono de todas as coisas! Até a natureza Lhe está sujeita! Os peixes vieram sob Seu comando! Toda natureza Lhe obedece!

Agora, Jesus, ao ver que Pedro reconheceu tudo isso, pode então lhe dizer: “Não temas! A partir de agora de homens serás pescador”, isto é, assim como enviei peixes para ti agora, meu poder enviará vidas para você trazê-las a mim daqui para frente! Três anos mais tarde, Pedro lançou as redes espirituais em Jerusalém, no dia de Pentecostes que sucedeu à morte de Jesus na Páscoa daquele ano. Três mil foram enviados à sua rede!

O Senhor ordenou, a natureza obedeceu! Homens vieram a Pedro porque Cristo mandou que ele lançasse a Sua Palavra! Não pelo poder de Pedro, mas como ele mesmo disse aquele dia no mar da Galileia: “sob a Tua Palavra lançarei as redes”! Foi pelo comando de Jesus, o Senhor de todas as coisas! “Retira-Te de mim”? Ainda bem que Jesus não Se retirou de Pedro aquele dia...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário