Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0287 - ESTER E JESUS

 


Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? (Et 4.14).


A história de Ester é praticamente a última dos escritos inspirados no AT. Neste livro não encontramos o nome de Deus, mas é impossível não notar claramente Sua ação e Sua presença.

Ela chegou ao trono persa não somente por seus dotes de beleza natural, mas essencialmente, porque Deus tinha um plano para preservar Seu povo, que ainda estava no lugar de cativeiro, como podemos perceber nas palavras do seu primo Mardoqueu, neste versículo.

Como ela ainda não havia falado ao rei qual era sua nacionalidade, então, quando o rei exaltou um de seus amigos, chamado Hamã, este queria que todos se curvassem diante dele, entretanto Mardoqueu não o fazia. Hamã, sabendo que Mardoqueu era judeu, resolveu se vingar dele, levantando uma calúnia contra todos os judeus que moravam no império. Dessa forma, aguçou o senso de poder do rei e o convenceu a exterminar os judeus todos de dentro do seu império.

Ao saber desse intento maligno, Mardoqueu se retira para a porta do palácio vestido em panos de saco, algo proibido pela lei persa. Quando a rainha procura saber a razão disso, então são estas as palavras de seu primo. De toda forma Deus haveria de livrar os judeus! Mas ela e sua família pereceriam, pois era também judia. E vem então a pergunta: “Quem sabe se não foi para este dia que foste nomeada rainha da Pérsia”? (KJA).

E foi. Sabemos o desfecho da história, de como Deus preservou Seu povo. Mardoqueu foi honrado por ter descoberto uma conspiração contra o rei e a evitou. O rei ordenou que o próprio Hamã andasse pela cidade proclamando a exaltação de Mardoqueu e, no final de tudo, a rainha Ester revela ao rei o plano maquiavélico de Hamã, que usava o rei para destruir o povo dela. O rei executa Hamã e dá liberdade total ao povo judeu.

Podemos nos perguntar onde nosso Senhor Jesus Cristo é mostrado nesse livro tão histórico e pouco teológico. Mas podemos enxergar o cuidado de Deus em preservar Seu povo para que Sua promessa não falhasse na chegada do Seu Filho à terra. Se o plano de Hamã desse certo, os judeus seriam exterminados, não só os que ainda habitavam na Pérsia, como também os que já tinham retornado do cativeiro para Jerusalém e a promessa de Deus falharia. Mas como Deus não falha, então Ele frustra os planos dos homens para que apenas os Seus se cumpram!

Graças a Deus, a preservação do Seu povo e com ele a chegada do nosso Salvador, foi realizada porque uma rainha que servia a Deus entendeu Seu chamado para a vida dela naquele trono persa. E nós, entendemos para que conjuntura Deus nos tem chamado esses dias?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário